ENS encerram atividades em Santa Eufémia

Um número bastante significativo de casais marcou presença na Eucaristia para se regozijar com a alegria do (re)encontro, tal como ficou patente na mensagem final dos responsáveis dos Setores, dirigida aos presentes, ao perspetivarem o futuro: «Não temas, crê somente, diz-nos o evangelho de hoje…

O Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS) decidiu proceder ao encerramento das suas atividades anuais, no dia 27 de junho, pelas 17 horas, na Igreja de Santa Eufémia, com a celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças.

Para aqueles que ainda não conhecem as ENS, trata-se de um «movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio. As ENS oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem, juntos, um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros. As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.» (https://ens.pt/o-movimento/).

Um número bastante significativo de casais marcou presença na Eucaristia para se regozijar com a alegria do (re)encontro, tal como ficou patente na mensagem final dos responsáveis dos Setores, dirigida aos presentes, ao perspetivarem o futuro: «Não temas, crê somente, diz-nos o evangelho de hoje… E nós acrescentamos, “ousa querer, ousa agir, ousa ir ao encontro”! Este tem de ser o mote para o próximo ano pastoral, temos todos de querer melhorar o encontro das nossas equipas, porque sabemos que no encontro está a matriz da união, inclusive do casal. E sabemos que a qualidade não está obrigatoriamente relacionada com o formato. Sabemos, sim, que a oração permite o nosso retorno à fonte…, à fonte da Vida… e que este ponto concreto de esforço que é a oração é um caminho e um instrumento tão útil para discernirmos e decidirmos. Mas tal como os outros pontos concretos de esforço, implica vontade e exigência pessoal. Foi isto que moveu cada um dos presentes a estar aqui hoje, também!»

Ainda a vivermos um tempo de pandemia, que teima em não nos deixar descansados, os casais das ENS ousaram, assim, sair da sua “zona de conforto” e quiseram marcar presença neste encontro fraterno de comunhão espiritual em torno do lema do evangelho dominical, manifestando o desejo sincero de continuarem a sua caminhada conjugal, partilhando as suas alegrias, tristezas, sucessos e derrotas, fazendo jus ao que receberam do seu fundador – Pe. Henri Caffarel – que advogava: “As ENS têm por objetivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos.”

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.