Encontro de Catequistas: «testemunha da fé e guardião da memória de Deus»

Cerca de oito dezenas de catequistas da diocese de Leiria-Fátima aceitaram o desafio para refletir o tema da sua identidade, vocação e missão.

Em tempo de recomeço das atividades em modo presencial, quando os encontros dos grupos de catequese se organizam nas paróquias, o Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima propôs o Encontro Diocesano de Catequistas, que decorreu na tarde a 19 de setembro, na Aula Magna do Seminário. Cerca de oito dezenas de catequistas da diocese de Leiria-Fátima aceitaram o desafio para refletir o tema da sua identidade, vocação e missão.

O Bispo diocesano, D. António Marto, presidiu à oração da Hora Intermédia, durante a qual dirigindo uma palavra de apreço e de estímulo aos catequistas para a sua tão importante missão, convidando a não se deixarem vencer pelo cansaço, mas a procurarem fazer bem o bem que fazem, sem desfalecer, ajudando outros a fazer um percurso de fé, no encontro com Jesus Cristo. Recordando as palavras do Papa Francisco, uns dias antes, no encontro com os responsáveis da catequese da Europa, reforçou que “o catequista e a catequista são testemunhas que se colocam ao serviço da comunidade cristã para apoiar o aprofundamento da fé no concreto da vida quotidiana. São pessoas que anunciam o Evangelho da misericórdia sem se cansarem; pessoas capazes de criar os laços necessários de acolhimento e de proximidade que permitem saborear melhor a Palavra de Deus e celebrar o mistério eucarístico dando frutos de boas obras». Reforçou ainda a centralidade da Eucaristia na vida e missão do catequista, e a importância do seu envolvimento na dinâmica sinodal.

A partir do “Diretório para a Catequese” e do Motu Proprio do Papa Francisco “Ministério Antigo” pelo qual instituiu o ministério do Catequista, o Diác. Paulo Campino, Diretor do Secretariado da Catequese de Santarém, apresentou, depois, a identidade, vocação e missão do catequista em 13 pontos: tudo parte da identidade missionária da Igreja, estando o catequista ao serviço à comunidade, vivendo a sua identidade eclesial, na escuta da voz do Espírito que é o primeiro e principal protagonista da Evangelização. Assim, o catequista é alguém chamado por Deus, com as suas habilidades e experiência humana, pelas quais o Espírito age. Para a sua missão, parte de um saber específico que se alicerça no seu ser catequista, procurando um contínuo crescimento humano e espiritual, para ser testemunha da fé e guardião da memória de Deus, mestre e mistagogo, mediador e acompanhante. Apaixonado e enamorado por Cristo, o catequista busca, nessa relação e na abertura ao Espírito, a criatividade para a sua ação.

A terminar o Encontro, apresentou-se a proposta formativa para os catequistas para o presente ano pastoral, durante o qual se vai levar o percurso formativo “Ser Catequista” a algumas vigararias da Diocese.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.