Cerca de três dezenas de pessoas, dirigentes, colaboradores e voluntários da Cáritas Diocesana, reuniram-se hoje no Seminário de Leiria.
D. António Marto esteve presente, felicitou a todos quanto colaboram na Cáritas diocesana e lembrou que ela é “a caridade organizada de Igreja”. Depois de ler algumas palavras dos Papas sobre o amor aos pobres e aos doentes como essencial no anúncio do Evangelho, da Igreja como “hospital de campanha” e “casa de misericórdia” que acolhe e cuida de todos e em especial dos necessitados, fez uma homenagem às mulheres neste Dia Mundial a elas dedicado. Terminou com o voto de que a “Cáritas viva, cresça e floresça”.
O programa continuou com a apresentação da atividade por parte das colaboradoras. A instituição, não apenas recolhe bens e os distribui às pessoas e famílias carenciadas, como também ouve pessoas, apoia crianças e adultos na aprendizagem escolar e na língua portuguesa, proporciona férias às crianças e a adultos na sua casa na Praia do Pedrógão e faz formação para esta área. Conta por isso com muitos colaboradores nestas variadas atividades.
O padre Eduardo Caseiro, Elsa Pedro e Diogo Alves tiveram uma conversa sobre o amor nas perspectivas sacerdotal, familiar e missionária, que os participantes seguiram com interesse e em que também deram o próprio contributo.
Na sua intervenção, José Marques, o novo presidente, sublinhou, na prática da Cáritas, a importância não apenas do dar mas sobretudo do dar-se de cada colaborador. Agradeceu aos dirigentes cessantes.
O encontro teve ainda um momento de oração e outro de confraternização. E inseriu-se no início de uma semana que é dedicada à recolha de donativos e de dar a conhecer as formas de envolvimento e apoio à atividade caritativa da Igreja.