Em Monte Real, oito jovens receberam o hábito religioso na Ordem de Santa Clara

A cerimónia de tomada do hábito religioso aconteceu após dois anos de postulantado, no Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real.

Oito jovens receberam no domingo, dia 7 de abril, o hábito religioso das Irmãs Clarissas, rito que assinala a iniciação à Vida Religiosa na Ordem de Santa Clara.

Foto: Paulo Rocha / Agência Ecclesia

A celebração, no Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real, foi presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, e corresponde ao início do tempo de noviciado das oito candidatas à vida contemplativa, naturais de Timor-Leste.

VÍDEO DA CELEBRAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=sHL8J6NgkNg

“Vêm de longe… Não há longe nem perto para o Senhor, há a Igreja do Senhor. Vimos de todas as partes do mundo, somos diferentes. Une-nos o mesmo amor do Senhor”, afirmou o bispo da Diocese de Leiria-Fátima na homilia da Missa, dirigindo-se às oito jovens timorenses.

Para D. José Ornelas, o relacionamento entre irmãs de diferentes localidades é “uma espécie de laboratório da nova humanidade”, possível não porque têm os mesmos gostos, a mesma língua ou a mesma cultura, mas “porque têm o mesmo Senhor”.

“Isso é viver a vida Cristã, na forma como vocês escolheram”, afirmou o bispo de Leiria Fátima às oito religiosas que tomaram o hábito na Ordem de Santa Clara.

A cerimónia de tomada do hábito religioso aconteceu após dois anos de postulantado, no Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real; antes, em Timor-Leste, as oito candidatas viveram uma experiência vocacional no Mosteiro de Maliana e depois regressaram às suas terras e às famílias; depois, viveram dois anos como aspirantes no Mosteiro de Timor.

Com o hábito da Vida Religiosa, as oito jovens receberam o livro com a Regra de Santa Clara e a Liturgia das Horas, a oração da Igreja em comunidade.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO (© Paulo Rocha / Agência Ecclesia)
https://flic.kr/s/aHBqjBkGtM
Tomada de Hábito no Mosteiro de Santa Clara (2024-04-07)

Na homilia da Missa, D. José Ornelas referiu-se ao carisma da Ordem de Santa Clara, que vive na contemplação o espírito de São Francisco de Assis, afirmando que é uma “uma forma concreta de viver” que tem de ser “constantemente revivificado, renovado, adaptado aos nossos tempos, sem perder a sua especificidade ou verdade”, e sendo vivido “em Timor, em Portugal ou noutro lugar”.

“A vossa missão começa aqui”, disse D. José Ornelas às oito jovens, valorizando o “viver em oração” que carateriza o dia a dia no Mosteiro de Santa Clara.

“Vivam sempre este dia com muita ternura e com muita alegria, que será também uma alegria e ternura para a Igreja”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress