Decorre no Seminário Diocesano de Leiria-Fátima desde 12 de outubro a formação sob o título e desafio “Rumo a uma Igreja Sinodal a convite do Papa Francisco”.
Integrada na programação da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) para este semestre, a formação realiza-se de quinze em quinze dias, às terças-feiras, entre as 21h e as 22h, até 18 de janeiro de 2022 e apresenta-se como mais um meio de formação sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023 junto da comunidade diocesana.

As aulas abrangem temáticas de âmbito histórico, teológico e pastoral num percurso formativo pensado em conjunto pelo Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da diocese e pela equipa dinamizadora diocesana do Sínodo dos Bispos, e têm sido participadas quer pelos alunos inscritos nas várias formações da EDRE a decorrer neste semestre quer por um grupo significativo de delegados paroquiais e dos movimentos e serviços da diocese para o Sínodo dos Bispos 2021-2023, num total de cerca de uma centena de participantes na última sessão, a 26 de outubro.
Para o padre José Augusto Rodrigues, responsável pela equipa diocesana, a formação “afigura-se importante nesta caminhada que fomos convidados a empreender juntos, porque ajuda a aprofundar o tema da sinodalidade e, consequentemente, a perceber ao que somos chamados”.
A agenda das sessões, com os respetivos temas e formadores, é a seguinte:
12 outubro: Sinodalidade: um dos mais belos frutos do Vat. II / Pe. Adelino Guarda
26 outubro: O que é um Sínodo? / Pe. Duarte da Cunha
9 de novembro: Somos um povo a caminho, reflexão bíblica / Pe. Gonçalo Diniz
23 de novembro: (A Igreja é) Comunhão, Participação e Missão / Eva Vieira
07 de dezembro: A Igreja “do” Papa Francisco / Inês Pereira e João Duarte
21 de dezembro: Igreja sinodal é a melhor resposta à pandemia (com base no documento “Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal”, CEP) / Virgílio Mota
04 de janeiro: “Testemunhar Cristo, fonte de esperança”, um olhar sobre o Sínodo Diocesano 1995-2002 / Pe. Jorge Guarda
18 de janeiro: Sinodalidade na diocese de Leiria-Fátima: passado, presente e futuro / Pe. José Augusto Rodrigues