Já é um lugar comum dizer que temos Fátima aqui tão perto e não lhe damos o valor devido. É daqueles casos em que o aforisma “longe da vista, longe do coração” deixa de fazer sentido.
O que também está aqui bem pertinho, são as férias do verão. O tempo está fresquinho, mas os programas das festas começam a aparecer um pouco por todo o lado a fazer-nos lembrar que está na hora de frequentar arraiais e dar uns saltos até à praia. O tempo da intensa atividade pastoral está a chegar ao fim e corremos o risco de perdermos muitas das coisas boas que são oferecidas, como, por exemplo, a aposta na formação pessoal.
A propósito, o Santuário de Fátima, entre as muitas ofertas que tem, está a organizar os habituais cursos de verão. Aproveite-se o ensejo para enriquecermos o nosso conhecimento acerca da mensagem daquele Santuário. No centenário da morte de São Francisco Marto, o programa desta iniciativa serve-se da efeméride para aprofundar a “biografia e o contexto histórico deste importante protagonista de Fátima”.
Também no final deste mês, a Diocese oferece um dia de formação para a liderança (ver lider.leiria-fatima.pt). É uma boa oportunidade para os agentes pastorais e não só, poderem aprender um pouco mais nesta área e estarem mais capacitados para, no próximo ano pastoral, continuarem as suas atividades.