Editorial REDE 146

No próximo domingo, na Sé, pelas 16h30 decorrerá a cerimónia diocesana de abertura, seguida de missa às 18h30.

No próximo domingo, na Sé, pelas 16h30 decorrerá a cerimónia diocesana de abertura, seguida de missa às 18h30. Na nota pastoral publicada hoje. o cardeal D. António Marto afirma que “o dinamismo da sinodalidade não se limita à ocasião de um sínodo dos bispos. Deve tornar-se estilo e método habitual e permanente de viver a agir em toda a Igreja, a começar pelo nível local das dioceses. Este sínodo dos bispos começa precisamente com a consulta ao povo de Deus em cada diocese. É bom tomar consciência de que a consulta já faz parte do processo sinodal. Constitui o seu primeiro ato imprescindível. Não é apenas para responder a um questionário.”

A partir do dia 22 de outubro de 2021, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) de Leiria-Fátima, em parceria com a TV Canção Nova, estreia, a cada sexta-feira, um novo episódio do seu mais recente projeto: Desmistificando.
Este projeto tem como base muitas das questões que os jovens de Leiria-Fátima dirigiram ao bispo diocesano, D. António Marto, aquando da sua visita às vigararias da Diocese, no Biénio Pastoral «Jovens, fé e vocação». A primeira temporada do Desmistificando vai ser exibida em 14 episódios em formato vídeo, de 27 minutos cada.

A Semana Nacional da Educação Cristã vai decorrer de 17 a 24 de outubro de 2021, com o tema «Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio». É neste contexto que se vão realizar as Jornadas Nacionais de Catequistas, nos dias 23 e 24 de outubro, em Fátima. A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé lançou, para esta Semana, uma Nota Pastoral na qual apresenta a Igreja como “Povo de Deus”, o que «implica necessariamente um estilo sinodal, como tem recomendado o Papa Francisco». 

O percurso de formação inicial “Ser Catequista” vai realizar-se este ano em algumas das vigararias da diocese de Leiria-Fátima. Além da Escola Diocesana Razões da Esperança, no Seminário de Leiria, onde segue o ritmo quinzenal, às terças-feiras, às 21h, com início a 12 de outubro, está já programado o mesmo percurso na vigararia da Marinha Grande, da Batalha, de Leiria e de Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.