Editorial REDE 143

A Escola Diocesana Razões da Esperança recomeça as suas atividades, de modo presencial, no dia 28 de setembro. A sessão de abertura inicia com a celebração da Eucaristia presidida pelo cardeal D. António Marto.

A diocese de Leiria-Fátima está a começar o novo ano pastoral e, com ele, começam também a ser divulgadas as iniciativas que interessam aos leigos do território.

Hoje, destacamos duas dessas iniciativas.

A Escola Diocesana Razões da Esperança recomeça as suas atividades, de modo presencial, no dia 28 de setembro. A sessão de abertura inicia com a celebração da Eucaristia presidida pelo cardeal D. António Marto, às 21h00, na igreja do Seminário. Nessa celebração será também apresentado o novo Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã, o padre Rui Ruivo, que vai substituir o padre Eduardo Caseiro, que está a estudar em Roma.

Na mesma altura será apresentada a proposta formativa da Escola Diocesana Razões da Esperança para este novo ano. A 1ª hora, sob a temática «Rumo a uma Igreja sinodal a convite do Papa Francisco», permite enquadrar o ritmo da Diocese na dinâmica do Sínodo dos Bispos e está a cargo do padre José Augusto Rodrigues.

Haverá também a apresentação das formações da 2ª hora, e a oportunidade para a realização das inscrições. Relativamente a este segundo tempo, o destaque vai para o Serviço Diocesano de Catequese que propõe o percurso de formação inicial “Ser Catequista” e a formação de Pedagogia Catequética, do Curso Geral de Catequistas. O percurso formativo “Ser Catequista” terá lugar também em algumas vigararias.

Como habitualmente, as aulas da EDRE são às terças-feiras, quinzenalmente, no Seminário de Leiria. As fichas de inscrição poderão ser descarregadas no site do Centro de Cultura e Formação Cristã em formacao.leiria-fatima.pt. O primeiro dia de aulas será a 12 de outubro.

O segundo destaque é dirigido aos jovens. O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil vai iniciar o ano pastoral com um encontro diocesano de jovens a que deu o nome de Cuméquié? No dia 2 de outubro, os participantes deslocar-se-á até à serra de Santo António, em Alcanena, para experimentar um pouco dos mesmos ares que respiraram os pastorinhos de Fátima.

Segundo a nota informativa que o serviço publicou, “o que os jovens podem esperar é viver como os Pastorinhos por um dia: O que é que eles faziam? Como é que passavam o tempo? Que jogos jogavam? O que é que comiam?”. Para isso é necessário que levem roupa e calçado prático e confortável para caminhada, almoço individual e água. O preço de inscrição é de 2€ e é feito à chegada. Inscrições e mais informações sobre esta iniciativa podem ser encontradas no website do Serviço em sdpjleiria.com.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.