Editorial REDE 142

actualidade da diocese de Leiria-Fátima está a ser marcada pela ​​mensagem para o dia anual da Diocese de Leiria-Fátima, escrita pelo cardeal D. António Marto e publicada também em vídeo.

A actualidade da diocese de Leiria-Fátima está a ser marcada pela ​​mensagem para o dia anual da Diocese de Leiria-Fátima, escrita pelo cardeal D. António Marto e publicada também em vídeo. O documento está enquadrado no segundo ano do triénio subordinado ao tema “Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”, no qual se dá uma especial atenção ao sacramento central da vida cristã, conforme palavras do bispo diocesano:

Acolhendo o convite do Senhor Ressuscitado para a sua ceia, onde se dá a nós como “o Pão da vida”, empenhamo-nos por “redescobrir a Eucaristia como encontro com Cristo e fonte de vida cristã, desenvolver o sentido comunitário e impulsionar o testemunho e missão na sociedade.

A mensagem apresenta-se dividida em três breves partes, a saber: a apresentação de algumas propostas para este ano, o Sínodo e o Dia da Igreja Diocesana. Todas elas referem orientações concretos e práticas. 

No primeiro domingo de outubro (dia 3), celebramos como é habitual o Dia da Igreja Diocesana. Fazemo-lo no início do segundo ano do referido triénio, centrando-nos na “preparação espiritual e prática da Eucaristia como encontro com Cristo vivo”. Por isso, entre os subsídios e atividades propostas, permito-me recomendar, de modo particular, a prática da leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus para cada domingo e a audição do respetivo podcast, publicados semanalmente, e a utilização das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia, enriquecidas com textos da Palavra de Deus, orações e elementos pedagógicos, pelo diretor do Serviço Diocesano da Catequese, P. José Henrique Pedrosa. 

Na segunda parte também são apontadas duas datas importantes: a abertura do Sínodo dos Bispos, em Roma, no dia 10 de outubro, e a celebração diocesana enquadrada nesse processo, no domingo seguinte, na Sé.

Na sua essência, o processo sinodal, significa o caminhar juntos e em conjunto como povo de Deus em comunhão. Isto implica que todos os fiéis somos corresponsáveis na vida e missão da Igreja através das diversas modalidades de participação. Deve ser, pois, “um evento espiritual de discernimento” através da participação, da escuta uns dos outros, do diálogo, da análise, da avaliação das opções, para assim discernir o que o Espírito Santo sugere à Igreja em ordem à sua missão neste tempo e neste mundo. «Cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo», como diz o Papa.

A terceira parte da mensagem informa que, este ano “não haverá a habitual celebração comum presidida pelo D. António Marto, no dia da Igreja diocesana”. Esta celebração será feita a nível paroquial, pelo que o Bispo diocesano confia “aos pastores, especialmente aos párocos, o zelo pastoral para aproveitar as indicações do Departamento diocesano de Liturgia”.

Ainda no âmbito da temática diocesana sobre a Eucaristia, a Diocese acaba de publicar no seu site 15 catequeses sobre esse sacramento. A esse propósito, o prelado também enviou uma nota aos fiéis com a apresentação destes subsídios pastorais, onde explica que eles têm como conteúdo central, as audiências gerais das quartas-feiras do Papa Francisco, entre 8 de novembro de 2017 e 4 de abril de 2018, dedicadas à celebração da Eucaristia. Explica ainda que “as 15 catequeses começam com um olhar global sobre a Missa e o porquê de nela participar aos domingos; depois, abordam os vários momentos da celebração, desde a entrada e a saudação inicial à liturgia da Palavra e Eucarística, a comunhão, concluindo com a bênção e a despedida”. São, por isso, no seu entender “um instrumento precioso para uma iniciação catequética e espiritual que pode favorecer uma participação mais intensa e proveitosa”.

Temos ainda para destacar a ação de formação para o projecto Say Yes, que o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil vai realizar. No sábado, 25 de setembro, das 9h30 às 12h, no Seminário de Leiria, vai decorrer uma formação para os catequistas e animadores de grupos de adolescentes que vão seguir o projeto Say Yes. Será a oportunidade para ficar a conhecer genericamente o projeto para todo este ano, o seu método e a forma de o preparar e realizar com os grupos.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.