Editorial REDE 141

A marcar o início do novo ano catequético, o Serviço Diocesano de Catequese propõe uma reflexão sobre o «Catequista: identidade, vocação e missão».

Com o aproximar do início do novo ano pastoral, começam já os preparativos das diversas actividades previstas para os próximos meses. É nesse sentido que o Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese está a fazer passar a informação relativa às acções formativas que está a organizar. Nesta área salienta-se a Escola Diocesana Razões da Esperança que se realiza quinzenalmente às terças-feiras no Seminário de Leiria. No dia 12 de outubro têm início estes encontros quinzenais destinados à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Como habitualmente, decorrem entre as 21h00 às 23h00. Duas dessas formações são  pensadas para os catequistas: a primeira e mais antiga é o Curso Geral de Catequistas, na área da “pedagogia”, a outra, mais recente é o novo curso de iniciação de catequistas – “Ser Catequista” – o qual ocupará todo o tempo das 21h00 às 23h00.

Por falar em catequistas, estes vão ter o seu encontro diocesano no próximo dia 19 de setembro. A marcar o início do novo ano catequético, o Serviço Diocesano de Catequese propõe uma reflexão sobre o «Catequista: identidade, vocação e missão». O Encontro começa com um momento de oração, presidido pelo Cardeal D. António Marto, Bispo diocesano. De seguida, o Diácono Paulo Campino, Diretor do Secretariado Diocesano de Catequese da Infância e Adolescência de Santarém, desenvolverá o tema sobre a identidade, missão e vocação do Catequista

Por esta altura do ano, está a fazer nove meses que a Diocese de Leiria-Fátima iniciou a publicação semanal da Lectio Divina em formato “podcast”. Este assunto é referido por se tratar de uma iniciativa pioneira nesta Igreja local e que tem como objectivo a preparação espiritual para a Eucaristia dominical, pessoalmente, em família ou em grupo. A Diocese conta com a colaboração de 12 padres para a elaboração dos textos que depois são distribuídos a uma equipa de leigos que se voluntariaram para efetuar a gravação da sua leitura. Todos os “podcasts” estão disponíveis em podcast.leiria-fatima.pt

Falta ainda referir que está a ser divulgado mais um Curso para Casais (nova designação para o Percurso Ela & Ele), desta vez já em modo presencial, com um chá/lanche. Estes encontros começarão no dia 19 de Setembro, ao lado da igreja da Marinha Grande, e as inscrições já estão abertas. O Curso para Casais é um percurso composto por 7 sessões, com vídeos, testemunhos e exercícios de comunicação em casal. Destina-se a qualquer casal que queira construir uma relação duradoura, sejam ou não casados, sejam católicos ou não. Trata-se de dedicar tempo verdadeiro ao outro e aproveitar para namorar um pouco e será feito à mesa de um agradável lanche para dois, que a equipa preparará com carinho.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente