Editorial REDE 132

Esta semana a diocese de Leiria-Fátima está a divulgar o plano de actividades para o próximo ano pastoral. Durante os últimos dias, os agentes pastorais da diocese receberam uma carta do cardeal D. António Marto a dar conta disso mesmo.

Esta semana a diocese de Leiria-Fátima está a divulgar o plano de actividades para o próximo ano pastoral. Durante os últimos dias, os agentes pastorais da diocese receberam uma carta do cardeal D. António Marto a dar conta disso mesmo. Na prática, as iniciativas que estavam previstas para um biénio, foram reprogramadas para três anos “atendendo às consequências limitadoras da atividade pastoral provocadas pela atual pandemia”, como explica o próprio prelado. A grande novidade é a inclusão de dois eventos especiais que, pela sua natureza, irão captar a atenção dos cristãos. Trata-se da caminhada sinodal proposta pelo Santo Padre e que envolve também a Igrejas locais, e o itinerário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2023. O cardeal chama a atenção para o Plano diocesano que divulga, e “cujo fiel cumprimento é sinal de comunhão eclesial, não impede o zelo de todos os agentes pastorais em tomarem oportunas iniciativas para servir o povo de Deus no âmbito das suas responsabilidades”. 

No passado sábado, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil reuniu pela primeira vez os COV, Comités de Organização Vicarial da Diocese para a Jornada Mundial da Juventude. Para nos dar conta desse encontro, está connosco a Cristiana Lopes, membro da equipa desse serviço. (no áudio)

O mesmo Serviço da Pastoral Juvenil está a preparar o próximo “Fazer Missão” que pretende ocupar os jovens nos próximos dias 24 e 25 de julho. Esta iniciativa pretende promover junto dos mais novos uma acção de missão no contexto da preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Este ano, tem a particularidade de se enquadrar no primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos pelo que também visa pôr os jovens em interacção com os idosos, acolhendo deles histórias e testemunhos de vida inspiradores. A proposta prevê uma conversa com idosos, uma oração e, posteriormente, a sua partilha nas redes sociais pessoais e da Pastoral Juvenil.

O diretor da Cáritas de Angola, José Quintas, visitou no passado dia 26 de junho a Cáritas Diocesana de Leiria acompanhado do seu presidente. O périplo começou na sede da instituição, onde decorreu uma visita guiada às instalações. Posteriormente, deslocaram-se à casa onde decorre a Colónia Balnear nos meses de verão, na Praia do Pedrógão, onde, nesse dia, estava a ter lugar uma formação para os futuros monitores da Colónia de férias. “Foi uma experiência interessante que pudemos viver neste dia, ambos saímos mais enriquecidos”, confidenciou, no final o diretor da Cáritas de Angola.

No dia 1 de julho, o cardeal D. António Marto participou no encontro de confraternização dos padres mais novos da Diocese. Emocionado, elogiou as experiências de fraternidade entre os padres e salientou a sua importância na vida e no ministério sacerdotal de cada um. As suas palavras foram proferidas após ter ouvido os padres partilharem de modo positivo as suas diversificadas experiências de vida comunitária e de partilha e colaboração nas paróquias, vigararias e Seminário.

Por ocasião do Semana de Oração pelas Vocações, no passado mês de abril, o Serviço de Animação Vocacional tinha lançado um desafio às crianças e adolescentes da Diocese. A partir do tema “Escuta a voz de Deus”, os grupos de catequese foram convidados a refletir sobre a forma como Deus deseja uma vida feliz para cada um e como acham que outras pessoas à sua volta sentem a presença de Deus nas suas vidas e são um testemunho de fé. Destas catequeses resultaram alguns trabalhos de desenhos e vídeos feitos pelas crianças e adolescentes que a Diocese publica no seu site.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.