Editorial REDE 129

Na manhã do dia 26 de junho, o Conselho Pastoral Diocesano vai realizar a sua assembleia para debater alguns assuntos da actualidade da Diocese.

Da agenda da Diocese de Leiria-Fátima destacamos algumas actividades que vão acontecer durante os próximos dias.

O Santuário de Fátima vai organizar mais um Simpósio Teológico-Pastoral. De 18 a 20 de junho, vários teólogos de renome nacional e internacional, bem como diversos especialistas de diversas áreas do saber e do conhecimento vão estar no Centro Pastoral Paulo VI para dar perspectivas sobre a Santidade a partir do momento que o mundo atravessa. A partir do exemplo dos primeiros dois santos de Fátima, em particular de Jacinta Marto, o Santuário pretende levar por diante três dias de reflexão sobre aquela que é a identidade e o desejo de uma comunidade cristã – a santidade –, e que constitui a sua principal marca ao longo de mais de dois mil anos. O contexto de pandemia que o país e o mundo atravessam, é uma oportunidade para refletir sobre as circunstâncias da própria humanidade. Nomes como o Cardeal Luis Tagle; Crispino Valenziano, Jerónimo Trigo, Teresa Messias, D. José Ornelas Carvalho ou Fabien Revol, são alguns dos convidados para este simpósio que terá ainda um momento cultural com recriações etnomusicológicas no átrio do edifício. A temática deste simpósio foi perspetivada a partir do Centenário da morte de Santa Jacinta Marto, que se assinalou no ano passado. Não tendo havido condições para levar a cabo o simpósio no ano de 2020, o programa, que já olhava para o tempo pandémico, manteve a sua estruturação.

No dia 22 de junho, vai realizar-se a assembleia anual do clero. Todos os sacerdotes da Diocese vão reunir-se no Seminário onde, entre outros assuntos formativos, informativos e espirituais, vão ser apresentadas as contas relativas a 2020.

O Vitamina 23, como o próprio nome indica, vai acontecer no dia 23 de junho. Todos os meses, neste dia, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil um evento de promoção da Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em Lisboa em 2023, que tem os jovens como destinatário privilegiados. Na próxima quarta-feira, aquele Serviço vai lançar uma dinâmica a que deram o sugestivo nome de “No meu autocarro para as Jornadas”. O que pretendem é muito simples: quem participou nas Jornadas Mundiais da Juventude de Roma, Buenos Aires e Santiago de Compostela é convidado a ir ao baú das recordações procurar fotos alusivas a estes três grandes eventos e partilhá-las nas redes sociais, identificando outras pessoas que tenham sido companheiras de viagem. Entretanto, serão divulgados mais pormenores desta proposta nos canais eletrónicos da Pastoral Juvenil e da Diocese.

Na manhã do dia 26 de junho, o Conselho Pastoral Diocesano vai realizar a sua assembleia para debater alguns assuntos da actualidade da Diocese. A agenda desta reunião contempla de forma especial a avaliação do ano pastoral. Os participantes irão abordar questões como o impacto da pandemia, as iniciativas do Plano Pastoral e os objectivos e programa pastoral para o triénio sobre a Eucaristia que está a decorrer. A próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos também será um assunto a abordar no que diz respeito aos itinerários e às suas implicações para a Diocese.

O próximo encontro vocacional para rapazes do Seminário em Família – Encontro Vem Ver + -, irá decorrer já no próximo dia 26 de junho, das 10h30 às 16h30, no Seminário de Leiria. Os encontros Vem Ver +, promovidos pelo Seminário em Família, são encontros vocacionais para rapazes, que acontecem quatro vezes por ano, e que podem ser a porta de entrada para o acompanhamento vocacional dos adolescentes e jovens por parte do Seminário em Família. Para estes encontros podem vir rapazes a partir do 6º ano, que depois são divididos no próprio encontro por idades. O almoço é garantido pelo Seminário e a participação no encontro é gratuita, sendo asseguradas todas as normas de segurança e distanciamento social. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail seminarioemfamilia@leiria-fatima.pt até ao dia 23 de junho. 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress