Editorial REDE 127

O evento que destacamos esta semana é o Jubileu das Vocações que se celebra na Sé de Leiria no próximo sábado, com a presença do cardeal D. António Marto. Para a celebração são convidados todos os casais, sacerdotes e consagrados que celebram durante este ano os 25, 50, 60 ou 75 anos da sua vocação.

O evento que destacamos esta semana é o Jubileu das Vocações que se celebra na Sé de Leiria no próximo sábado, com a presença do cardeal D. António Marto. Para a celebração são convidados todos os casais, sacerdotes e consagrados que celebram durante este ano os 25, 50, 60 ou 75 anos da sua vocação. Como referia o Bispo de Leiria-Fátima na primeira vez que promoveu a iniciativa, a celebração “será um momento alto para reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro ‘sim’, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais”.

O plano pastoral da diocese de Leiria-Fátima para o próximo ano já está a ser programado. Foi com esse objectivo que o Conselho de Coordenação Pastoral se reuniu durante esta semana. Embora esse plano já tivesse sido estabelecido há cerca de um ano, quando se começou a preparar o biénio dedicado à Eucaristia, as circunstâncias sanitárias e as regras de confinamento obrigaram a alterar grande parte do programa previsto para o presente ano. Nessa sequência, o que se propunha para dois anos, passou a ser organizado para três, passando naturalmente a triénio.

Um dos pontos que foram considerados na agenda e que ocuparam grande parte dos trabalhos, é a realização do próximo Sínodo dos Bispos em que o Papa Francisco propõe um itinerário diferente do habitual e que implica a participação especial das Igrejas particulares. Na sequência dessa intenção, a Diocese também irá celebrar a abertura formal dessa reunião dos bispos de todo o mundo, com a realização de um encontro de reflexão e a celebração da Eucaristia, no dia 17 de outubro.

Esta semana também é marcada pelo início da publicação de uma série de fichas de peças de arte que integram o acervo do património artístico da diocese de Leiria-Fátima. Esta iniciativa do Departamento do Património Cultural da Diocese enquadra-se no âmbito da temática do plano pastoral para este triénio, dedicado à Eucaristia. A ideia subjacente a esta rubrica, para além da divulgação de peças de arte dispersas pelas várias comunidades do território, é a identificação e a respetiva descrição de alfaias e outros artefactos litúrgicos que são usados no sacramento central da vida cristã.

Foi ainda notícia a realização de mais um encontro vocacional para rapazes no passado dia 22 de maio. Ao todo, 31 rapazes, dos 13 aos 22 anos, vindos de oito paróquias e dois colégios católicos da nossa diocese, responderam ao convite do Seminário para esta iniciativa. Estes encontros, a que se deu o nome de Vem Ver +, são eventos vocacionais para rapazes, que acontecem quatro vezes por ano, e que podem ser a porta de entrada para o acompanhamento vocacional dos adolescentes e jovens por parte do Seminário em Família. 

Finalmente, nos próximos dias 26 e 27 de junho, a equipa formadora do Seminário propõe dois dias de retiro, a serem realizados na Casa de Retiros de São José, no edifício do Seminário de Leiria. Este retiro vai ser orientado pelo padre Rui Ruivo, que vai desafiar os participantes a rezar através da poesia. Os interessados podem inscrever-se num dos dias, de acordo com a sua preferência.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.