Duas catequistas escrevem obra sobre «A Mãe Igreja na Serra de Aire»

O projeto que daria origem ao livro agora editado nasce em contexto do trabalho de catequese, no início da pandemia Covid-19.

Duas catequistas do Covão do Coelho, diocese de Leiria-Fátima, escreveram um livro-roteiro de devoção e memória intitulado «A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima».

A obra de Inês Santos e Rosa Neto vai ser apresentada no dia 23 de julho, em Minde, e no dia 07 de agosto, Covão do Coelho.

A obra teve a sua génese nas sessões da catequese com a preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Lisboa, em 2023, mas com o tempo “ganhou maiores contornos” e “todo o ganho com a venda da obra será entregue à paróquia de Minde, para ajuda à aquisição de um sistema de som para a capela do Covão do Coelho”.

O prefácio é assinado pelo padre Sebastian Joseph, sacerdote indiano da Congregação do Verbo Divino e pároco de Minde e da Serra de Santo António, para quem o livro “vai despertar muita curiosidade” porque “para os mais velhos é uma recordação daquilo que foi ou já existiu e para os mais novos um convite a manter as belas tradições, devoções e a revivê-las”.

O padre Charlie Bardaje, outro sacerdote da paróquia, filipino e da mesma congregação religiosa também está ligado a este projeto porque é autor da aguarela pintada propositadamente para a capa do livro.

O projeto que daria origem ao livro agora editado nasce em contexto do trabalho de catequese, no início da pandemia Covid-19, quando, não podendo haver sessões presenciais de catequese, ao falarem dos símbolos das Jornadas – A Cruz peregrina e o ícone de Maria Salus Populi Romani – as catequistas pedem aos seus catequizandos, de várias localidades, que façam com a ajuda dos seus familiares e vizinhos uma recolha das devoções, tradições e lendas relacionadas com a veneração mariana local.

As duas catequistas, que agradecem a todo o grupo de catequistas e aos jovens pela grande colaboração dada, pretendem com o livro “mostrar a ligação entre Alcanena e Fátima, entre o céu e a terra, entre a Natureza e o Divino”.

A obra, de 232 páginas, é toda impressa a cores e enriquecida com muitas fotografias, algumas da atualidade, outras de arquivo.

As encomendas podem ser feitas para mariarosaneto@gmail.com ou inesdvsantos@gmail.com

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress