O primeiro fim de semana de outubro marcou o início da realização de transmissões em direto de eventos através dos canais de “streaming” da diocese de Leiria-Fátima.
Há bem poucos meses, mais propriamente desde que foi decretado o estado de emergência por causa da pandemia da Covid-19, esses diretos já se fizeram, com a transmissão das celebrações eucarísticas a partir da casa episcopal e presididas pelo bispo diocesano, D. António Marto. Todavia, por ainda não haver condições técnicas adequadas, eram limitados ao uso de uma fonte de vídeo que, no caso, consistia num vulgar telemóvel.
Entretanto, o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) da Diocese foi adquirindo o equipamento necessário para chegar ao patamar seguinte de transmissões. O objectivo imediato era produzir diretos com recurso a várias câmaras e através de várias plataformas, em simultâneo. As primeiras experiências acabaram por se concretizar na emissão da evocação da entrada de D. José Alves na Diocese, a 2 de outubro, e no Dia da Igreja Diocesana, dois dias depois.
A concretização deste objectivo a que se tinha proposto o GIC no início deste ano, obrigou a um investimento inicial na ordem dos 800 euros. Dada a inexperiência neste campo, optou-se pela aquisição de equipamento de gama de entrada que, ainda assim, não satisfaz todas as pretensões — há também recursos que são cedidos a título de empréstimos por particulares —, mas que já dá uma boa resposta às necessidades atuais. O valor investido foi suprido na íntegra por benfeitores, muitos deles anónimos, que todas as semanas fazem chegar ao GIC as suas ofertas, sobretudo através da REDE – Revista Digital. Parte deste valor é também resultante das ofertas feitas através do cancioneiro litúrgico Laudate, que é também gerido por aquele gabinete. Tanto as primeiras como as segundas, são publicadas semanalmente da REDE.
O próximo directo previsto, vai ser a Vigília Missionária Diocesana, a realizar-se no dia 16 de outubro, em Santa Eufémia, com início às 21h00.