Teve lugar no passado sábado, dia 5 de outubro, no centro pastoral diocesano, no Seminário de Leiria, o encontro de um grupo de homens que manifestaram disponibilidade para virem a ser diáconos permanentes, oriundos de 12 paróquias. Com eles vieram também as respetivas esposas e alguns párocos.
O encontro proporcionou a apresentação pessoal dos presentes, o conhecimento sobre a vocação para este ministério, a partilha de experiências, dúvidas e expectativas, e o esclarecimento sobre os procedimentos para avançar no discernimento e na formação teológica, espiritual e pastoral adequadas. O vigário-geral da Diocese, padre Armindo Janeiro, esteve presente e dirigiu uma saudação a todos, sublinhando o belo momento para a diocese que este evento significava, vendo iniciar-se um caminho há muito desejado e esperado. Enquadrou este passo no caminho sinodal de transformação e conversão pastoral que a Igreja de Leiria-Fátima está a percorrer, com o discernimento e implementação dos ministérios batismais e a constituição das unidades pastorais.
Os participantes manifestaram-se abertos ao dom da vocação e interessados no discernimento da mesma. O passo seguinte será a elaboração de uma carta dirigida ao bispo diocesano por parte de cada um dos possíveis candidatos, relatando o seu percurso de vida humana e cristã e manifestando a própria disponibilidade para abraçar este ministério. As esposas também redigem uma declaração em que expressam o seu consentimento para que os respetivos maridos façam este caminho. Igualmente, os párocos respetivos intervêm escrevendo ao bispo para apresentar o seu paroquiano em ordem a este ministério.
Os trabalhos foram orientados pelo Serviço Diocesano para o Diaconado Permanente, constituído pelos padres Jorge Guarda e Rui Ribeiro e pelos leigos Eva Vieira e José Paiva, aos quais compete desenvolver todo este processo e acompanhar os candidatos ao diaconado permanente na sua formação. Um novo encontro para outros possíveis candidatos está já marcado para o dia 9 de novembro.