Diocese quer formar leigos para ajudar os padres

O Conselho de Coordenação Pastoral reuniu-se mais uma vez no dia 19 de novembro. Este órgão consultivo do bispo diocesano, que tem como tarefa a discussão e apresentação de propostas pastorais para a Diocese, fez a avaliação do fórum de pastoral juvenil e do Dia da Igreja Diocesana, tendo sido salientada a boa organização e numerosa participação, embora os números possam não refletir a presença de todas as paróquias da Diocese.

Formação de ministros extraordinários

Um dos pontos fortes da agenda da reunião foi a apresentação de uma proposta de formação para ministros extraordinários. O Conselho achou necessário refletir sobre a nomeação de ministros leigos para orientar as assembleias de Celebração Dominical na Ausência de Presbítero e para presidir à celebração de exéquias, à maneira do que já acontece com os Ministros Extraordinários da Comunhão. Nessa linha, foi proposto um plano de formação que aproveita o plano existente que se realiza anualmente para os novos Ministros Extraordinários da comunhão, acrescentando-lhe um segundo plano específico para cada ministério. O primeiro é um plano comum de formação com 10 a 12 horas de formação, e o segundo é um plano específico para cada um dos três ministérios com 3 a 5 horas de formação. Em cima da mesa esteve a discussão da diferença entre o ministério e o serviço por forma a adequar a sua existência às necessidades das comunidades.

Notícias da JMJ

Também foram dadas informações acerca da organização da Jornada Mundial da Juventude a realizar em 2022 em Lisboa. De acordo com o padre André Batista, que coordena a Pastoral Juvenil da Diocese, foram convocados representantes de todas as dioceses do país a quem foram dadas instruções para constituir uma comissão organizadora em cada. Nos próximos tempos serão divulgadas mais informações sobre essa preparação e acerca dos símbolos – a cruz e o ícone – da JMJ, que chegarão a Portugal por altura da Páscoa.

Centenário da entrada de D. José

No próximo ano vão celebrar-se os 100 anos da chegada de D. José Alves Correia da Silva à diocese de Leiria-Fátima. Em ordem à comemoração da efeméride, prevê-se a realização de algumas iniciativas que podem incluir um concerto uma conferência e uma exposição alusiva. A data de entrada de o primeiro bispo da Diocese restaurada foi a 5 de agosto. No entanto, por constrangimentos próprios da data, a comemoração será protelada para 2 de outubro, no âmbito do Dia da Igreja Diocesana.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente


Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.