Diocese pede para denunciarem vídeos “fake”

Este tipo de material é enganoso e prejudicial, e pretende intrujar os fiéis e o público em geral.
http://lefa.pt/?p=57992

A Diocese de Leiria-Fátima tem conhecimento de que, nos últimos dias, têm estado a circular nas redes sociais diversos vídeos onde se constata uma apropriação abusiva da imagem do cardeal D. António Marto e do bispo D. José Ornelas proferindo discursos de divulgação de uma suposta pomada terapêutica. Esses vídeos, forjados com tecnologia “deepfake”, que usa inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos e manipular áudios, são evidentemente falsos.

A Diocese repudia veementemente a criação e disseminação de conteúdos falsos e manipulados que visam denegrir a imagem das pessoas em causa e, por extensão, da própria instituição. Este tipo de material é enganoso e prejudicial, e pretende intrujar os fiéis e o público em geral.

Tendo conhecimento da situação, a Diocese de Leiria-Fátima, para além da participação dos vídeos às autoridades por terem notórios indícios de fraude, está a dar orientações para todos os que eventualmente acedam a esses conteúdos façam imediatamente a sua denúncia, utilizando as ferramentas que as redes sociais dispõem para o efeito.

“Frame” de um dos vídeos que circulam nas redes sociais. Um olhar e ouvido atentos — uso de sotaque e sintaxe brasileiros, uma ligeira sombra na zona dos lábios, o tom de voz e expressão desajustados — levam imediatamente a concluir que é falso.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress