A diocese de Leiria-Fátima anuncia o lançamento do livro “Retiro Popular – A Esperança não engana”, um subsídio tradicional para o tempo da Quaresma. A obra estará disponível em formato impresso na Gráfica de Leiria a partir da próxima quinta-feira, pelo preço de 2,00 euros cada, sendo que as paróquias terão um desconto de 10%. A versão digital em PDF poderá ser descarregada gratuitamente aqui: http://l-f.pt/wimU.
Elaborado pelo padre Marcelo de Moraes, este guião de retiro quaresmal está alinhado com o segundo ano do Projeto Pastoral diocesano (2023-2026), que coincide com a celebração do Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo.

Mensagem de esperança em tempos desafiadores
Na apresentação do subsídio, o bispo D. José Ornelas destaca o tema deste ano: “Este segundo ano do nosso Projeto Pastoral (2023-2026) reveste-se de especial significado para nós e para todos os cristãos, pois celebramos o Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo!”
O prelado sublinha o dom do Batismo como fonte de todas as bênçãos e fundamento da esperança cristã: “Damos graças a Deus pela grandeza do Seu amor, derramado em nossos corações no dia do nosso Batismo e que é para nós e para todos, a fonte de todas as bênçãos!” Esta reflexão alinha-se perfeitamente com o tema do Projeto Pastoral “Pelo batismo somos Igreja viva e peregrina”.
D. José Ornelas aprofunda ainda a dimensão trinitária da experiência batismal: “Na alegria e na força do Espírito Santo, Deus Pai adotou-nos como filhas e filhos em seu Filho Unigénito para que habitasse em nós o amor da Santíssima Trindade, nos amasse como filhas e filhos queridos e nos tornássemos membros da Sua família.”
Conciliando a experiência quaresmal com o processo de renovação diocesana, o bispo expressa um desejo: “Que a nossa caminhada para a Páscoa do Senhor nos faça compreender sempre mais a urgência de uma profunda conversão ao amor sem limites nem condições de Deus; que este dinamismo pascal, que vem do coração de Deus Pai, inspire caminhos novos de renovação pessoal, comunitária e pastoral”.
Um itinerário espiritual estruturado
O subsídio propõe cinco encontros temáticos fundamentados em textos bíblicos selecionados da Bula de proclamação do Jubileu ordinário do ano 2025, escrita pelo Papa Francisco.
Com a ajuda da Carta aos Romanos (Rm 5,1-5), será feita a reflexão sobre a temática deste Jubileu: “a esperança não engana” (Tema 1). Através do segundo texto (Rm 8,31-39), colocar-nos-emos diante de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, nossa Esperança, conscientes de que com Ele somos mais que vencedores e que “ninguém jamais poderá separar-nos do amor divino” (Tema 2). O terceiro texto, da Segunda Carta aos Coríntios (2Cor 6,2-10), levar-nos-á à certeza deste tempo favorável, convictos de que “a firmeza produz a esperança” (Tema 3). O quarto texto, do Livro de Isaías (Is 61,1-3), levar-nos-á à mesma afirmação do profeta e de Jesus, e que hoje deve ser a nossa, neste mundo tão cheio de desafios e de desesperos: “o Senhor enviou-me”. Deste modo, cada um pode sem medo afirmar, ‘eu confio’, ‘eu espero’, “porque o Senhor me ungiu” (Tema 4). O quinto texto, do Evangelho de São Mateus (Mt 25,31-46), ajudar-nos-á a compreender, visto que somos todos irmãos, a necessidade de “abrir de par em par as portas do acolhimento” (Tema 5).
O retiro culmina com uma celebração comunitária baseada no Salmo 27, com o tema “Confia no Senhor! Sê forte e corajoso!”
Orientações práticas para um retiro acessível a todos
O guião apresenta orientações detalhadas para tornar o retiro acessível tanto a indivíduos quanto a grupos. Os encontros seguem o método da Lectio Divina, que inclui cinco passos: leitura (Lectio), meditação (Meditatio), oração (Oratio), contemplação (Contemplatio) e ação (Actio).
Cada sessão, projetada para durar aproximadamente uma hora, pode ser realizada em diversos ambientes como casas, igrejas ou salas paroquiais. O retiro destina-se a todos os cristãos e a quem busca aprofundar o significado da vida através da Palavra de Deus.
“É uma proposta dirigida a todos os cristãos e a quantos manifestem sede de encontrar na Palavra de Deus um instrumento de aprofundamento orante do significado da sua vida e da experiência de fraternidade na Igreja”, explica o documento, que acrescenta um convite especial: “Ousemos convidar os jovens e outras pessoas a fazerem este caminho em grupos, para que tenham a vivência do encontro com Jesus e da alegria da fé.”
Embora o retiro possa ser feito individualmente, o guião sugere privilegiar a experiência comunitária: “Propõe-se, no entanto, que se privilegie uma vivência em comunidade. Para facilitar a partilha, pode ser vantajoso fazê-lo em pequenos grupos: paroquiais, familiares, locais.” Recomenda-se também que o último encontro, de caráter mais celebrativo, seja realizado em âmbito paroquial.
D. José Ornelas conclui sua apresentação com um apelo: “Convido as famílias, os grupos, as diferentes comunidades e movimentos eclesiais, a acolherem esta proposta de encontros quaresmais (reflexão, oração e partilha) e a concretizá-la segundo as suas possibilidades.”
Este subsídio quaresmal insere-se no amplo processo de transformação pastoral em curso na Diocese de Leiria-Fátima, incluindo a renovação do modelo da peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, sobre o qual o bispo pede: “Rezemos pelo caminho de renovação que a nossa Diocese está a fazer.”