Diocese entra no último ano do triénio dedicado à Eucaristia

Como nos anos anteriores, está a ser divulgado o quadro com os objetivos e atividades previstas e que sofreu ligeiras alterações relativamente ao apresentado no início do triénio para poder acompanhar a vida da Igreja nacional e internacional.

Com o início de um novo ano pastoral, a diocese de Leiria-Fátima entra também no terceiro ano do triénio dedicado à “Eucaristia, comunidade cristã e missão”. O ano pastoral 2022-23 também é projetado como continuidade do caminho sinodal feito recentemente, de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, a ocorrer em Lisboa no próximo ano, e de discernimento sobre a implementação na nossa diocese dos ministérios eclesiais, conforme o documento da Conferência Episcopal, recentemente publicado.

Como nos anos anteriores, está a ser divulgado o quadro com os objetivos e atividades previstas e que sofreu ligeiras alterações relativamente ao apresentado no início do triénio para poder acompanhar a vida da Igreja nacional e internacional, nomeadamente no que diz respeito à JMJ e ao Sínodo dos Bispos.

O documento orientador da atividade pastoral continua a ser, naturalmente, a carta pastoral “A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”, que D. António Marto publicou no dia 28 de agosto de 2020.

ObjectivosAct. Diocesanas Act. Vicariais Act. Paroquiais
1. Aprofundar a dimensão eclesial da Eucaristia como elemento essencial da identidade da Igreja e do sentido de pertença –    Realização de jornadas eucarísticas (formação, testemunho e adoração) 
–    Organização de uma exposição com o património diocesano de carácter eucarístico 
–    Realização de um concerto orante com temática eucarística 
– Oração shemá mensal (jovens) 
–    Eucaristia ou encontro shemá mensal para jovens como caminhada em ordem à JMJ –    Promoção de semana ou fim-de-semana eucarístico com várias iniciativas, terminando com a realização de uma procissão eucarística 
–    Dar a conhecer o património eucarístico paroquial como meio de contemplação e formação 
–    Promover a visita em grupo à exposição diocesana 
2. Fomentar o sentido comunitário, a relação e a comunhão fraternas como frutos da Eucaristia  –    Solenizar muito especialmente a festa diocesana do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus) 
–    Incentivar a participação na Missa Crismal e na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (jornada pela santificação dos sacerdotes) 
–    Oferecer guião para o retiro popular 
– Realizar assembleias vicariais na continuidade do processo sinodal –    Avaliação e promoção da regularidade e qualidade da visita e comunhão aos doentes
–    Valorizar a festa da Sagrada Família como dia especial da Eucaristia de todas as famílias  
– Organizar grupos para o retiro popular 
3. Despertar o dinamismo missionário da eucaristia –    Fazer o envio missionário em contexto de celebração eucarística diocesana 
– Viver a JMJ como experiência missionária na participação e no acolhimento dos jovens 
 –    Apoiar um projeto missionário concreto envolvendo diversas faixas etárias 
 – Acolher os jovens estrangeiros para a JMJ, nos dias das dioceses 
–    No dia mundial das missões assinalar o projeto missionário Ondjoyetu 
4. Favorecer a consciência da dimensão e implicações sociais da Eucaristia –    Celebrar o Dia dos Pobres com uma Missa na Sé e a participação destes 
–    Constituir um grupo de reflexão sobre a ação social e a integração dos vários serviços e instituições na dinâmica diocesana 
–    Encontro vicarial das instituições socio-caritativas para reflexão sobre as consequências da Eucaristia para a atividade caritativa da Igreja –    Realizar celebração com jovens e atividades caritativa (doentes, pobres…) 
–    Valorizar a presença de grupos sócio caritativos na Eucaristia em certas ocasiões (dia dos pobres, dos doentes…) 
5. Fomentar o conhecimento da dimensão eucarística da mensagem de Fátima – Difusão de um guião sobre S.  Jacinta Marto como exemplo de compaixão e doação… 
– Peregrinação diocesana a Fátima 
– Peregrinação das Crianças a Fátima 
 –    Peregrinações de grupos e/ou famílias a Fátima (Valinhos) para conhecer as aparições do Anjo 
–    Envolver participação de crianças na celebração dos primeiros sábados 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress