Diocese de Leiria-Fátima organiza Jornadas Teológico-Pastorais

Na conclusão da celebração do centenário da sua restauração, a Diocese de Leiria-Fátima organiza umas Jornadas Teológico-Pastorais, nos dias 5 e 6 de outubro, no Seminário de Leiria, dedicadas ao tema “Discernimento e conversão pastoral”.

As jornadas pretendem ser um momento de reflexão com um cunho vincadamente eclesial, em que se olhe a realidade da diocese e se apontem áreas de trabalho teológico e pastoral que pedem uma particular atenção desta igreja local.

De mote às jornadas, serve um parágrafo do n.º 6 da Carta Pastoral do Cardeal D. António Marto, bispo da Diocese, “A Alegria de Ser Igreja em Missão”:
«Celebrar o jubileu da restauração da diocese põe-nos algumas interrogações: A que nos convida o Senhor com este acontecimento? Que nos inspira para nos fazermos “ao largo” e melhor servir a missão que Ele nos confia? Herdeiros de uma fé que nos construiu, seremos capazes de reconhecer o que recebemos e dar graças por isso? Saberemos redescobrir a beleza do que se viveu nesta nossa terra para reencontrarmos a vontade de trabalhar nesta obra? Saberemos extrair da nossa história os tesouros de imaginação, de criatividade necessários para anunciar o Evangelho a este mundo em transformação? Saberemos conjugar fidelidade e iniciativas audaciosas para que as gerações futuras possam, por sua vez, descobrir e louvar Deus pelas suas maravilhas a favor dos homens?»

O tema “Discernimento e conversão pastoral” desdobra-se, assim, em três objetivos gerais: identificar as periferias geográficas e existenciais da diocese de Leiria-Fátima (Carta Pastoral, n.º 12); propor e lançar alicerces para um percurso de discernimento pastoral (cf. Carta Pastoral, n.º 13-14); e desenhar um perfil pastoral das comunidades do século XXI (cf. Carta Pastoral, n.º 15).

O programa das Jornadas está já está disponível  e conta com a intervenção de vários conferencistas que refletirão sobre as temáticas do discernimento pastoral, da transmissão da fé, das novas linguagens e lugares da vida cristã, das relações entre as diversas formas de resposta à vocação batismal, do acolhimento de casais em segunda união nas comunidades cristãs, e da reorganização territorial da igreja e novos campos de missão.

A entrada é livre, mas requer inscrição prévia através do formulário online ou do secretariado do Centro de Cultura e Formação Cristã.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.