Diocese de Leiria-Fátima acolhe o novo bispo D. José Ornelas, no dia 13 de março

A tomada de posse realiza-se no início da celebração da Eucaristia. Perante o Colégio de Consultores, é apresentada e lida a carta do Papa em que faz a nomeação do novo bispo. Depois é assinada a ata que regista a tomada de posse e o novo bispo vai sentar-se na sua cátedra.

D. José Ornelas vai ser recebido na Sé de Leiria, no domingo dia 13 de março, às 16 horas. O novo bispo chegará ao largo da Sé acompanhado de D. António Marto. Será depois saudado por fiéis, autoridades e representantes da Diocese, no adro, e dirigir-se-á entrada da Sé, onde beijará o crucifixo, se aspergirá com água benta bem como aos presentes. Entra em seguida no templo e vai rezar à capela do Santíssimo Sacramento, após o que se encaminhará para a sacristia.

D. José Ornelas aquando da chegada a Setúbal © Agência Ecclesia

A tomada de posse realiza-se no início da celebração da Eucaristia. Perante o Colégio de Consultores, é apresentada e lida a carta do Papa em que faz a nomeação do novo bispo. Depois é assinada a ata que regista a tomada de posse e o novo bispo vai sentar-se na sua cátedra, sendo então saudado por D. António Marto. Por fim, um grupo de ministros e fiéis, representativo de todo o povo de Deus vai junto do novo bispo para o saudar e manifestar-lhe comunhão, obediência e respeito. Segue-se a celebração da missa presidida pelo novo bispo.

No final, ainda na sé, D. José Ornelas receberá os cumprimentos das autoridades e dos fiéis presentes que o desejarem fazer. No Seminário, seguir-se-á um jantar para o clero, familiares e convidados.

Toda a receção será transmitida pelo canal de televisão Canção Nova.

Serão observados os cuidados e recomendações das autoridades de saúde relativos ao controlo da pandemia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress