Dia do fundador do Escutismo também celebra os 100 anos da Região de Leiria-Fátima

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025, Leiria será o ponto de encontro de mais de 2 000 escuteiros, pais e dirigentes.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025, Leiria será o ponto de encontro de mais de 2 000 escuteiros, pais e dirigentes, numa celebração que promete unir gerações e reforçar os valores do escutismo. O Dia de Baden-Powell (B.P.), coorganizado pela Câmara Municipal de Leiria e pela Junta Regional de Leiria-Fátima, contará com a colaboração de 20 entidades locais, além de associações comunitárias que os agrupamentos de escuteiros trarão das suas localidades. Será um evento único, que reflete o espírito de união e partilha do movimento escutista, assinalando ainda o centenário do escutismo católico na região.

O chefe regional, Pedro Nogueira, destaca: “A decisão de celebrar o Dia de B.P. ao longo de dois dias é simbólica, tanto mais que foi em Leiria que se deram os primeiros passos para o surgimento do escutismo na região, oficializado a 20 de março de 1925. Esta data é também uma ocasião para celebrarmos o nascimento do fundador do escutismo. Estes 100 anos são um testemunho do impacto que o escutismo tem tido nas comunidades, ajudando os jovens a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e responsáveis.

Este ano, no âmbito do programa das comemorações do centenário da região, queremos reforçar o papel do escutismo na comunidade. O escutismo continua a ser um movimento apelativo para as novas gerações, porque alia o jogo ao ensino de valores e competências essenciais para a vida. Esta celebração reflete não apenas a nossa história, mas também o compromisso contínuo em envolver-nos com a sociedade, em sermos agentes de paz e em construirmos um futuro melhor. Queremos continuar a ser um movimento próximo das comunidades onde estamos inseridos, mas também mostrar que somos capazes de nos adaptar ao que nos rodeia. Este ano, quisemos que o Dia de B.P. fosse celebrado em conjunto com a comunidade, para que possam conhecer melhor a nossa ação e o nosso trabalho.”

Inauguração de um marco evocativo do escutismo

Um dos momentos altos do evento será no sábado, às 15h00, com a inauguração de um elemento na rotunda da Cruz da Areia, dedicado ao escutismo. Este marco simbólico reforça os 100 anos de história do movimento na região e celebra a ligação entre o passado, o presente e o futuro do escutismo.

Programa

Sábado, 22 de fevereiro
09h00 – Concentração nos locais de dormida
10h00 – Cerimónia de abertura (Largo do Papa)
11h00 – Jogos pela cidade
21h30 – Fogo de conselho (Largo do Papa)

Domingo, 23 de fevereiro
08h00 – Alvorada
09h00 – Jogos na cidade
10h00 – Fórum para pais
12h30 – Almoço
15h00 – Missa (Largo do Papa)
16h30 – Encerramento

Atividades em destaque

As atividades começam no sábado às 10h00 com a cerimónia de abertura, na tenda instalada no Largo do Papa.

A partir das 11h00, terão início várias atividades em espaços emblemáticos da cidade, como o castelo, o jardim Luís de Camões, museus, o Largo do Papa e outros espaços públicos.

No Largo do Papa haverá uma exposição com os diversos projetos e espaços escutistas, bem como um espaço de divulgação das entidades associadas ao evento.

No jardim Luís de Camões estarão representadas as associações convidadas pelos agrupamentos, enriquecendo ainda mais a oferta de atividades.

À noite, a partir das 21h00, na tenda do Largo do Papa, os escuteiros dinamizarão peças de teatro sobre a vivência escutista.

No domingo, o evento terá uma dimensão ainda mais especial, com atividades nos jardins da cidade e um foco na participação das famílias. Os pais poderão envolver-se diretamente em fóruns de discussão, organizados no IPDJ e no IPL, ou num jogo de cidade que promete ser uma experiência divertida e interativa para melhor conhecer os espaços históricos e culturais de Leiria.

A tarde de domingo será marcada pela missa, presidida por D. José Ornelas, às 15h00 no Largo do Papa, seguindo-se o encerramento pelas 16h30.

Todas as atividades serão abertas à população, que será muito bem-vinda a participar.

Dia de BP Paulo Adriano

A chama que nos une: o passado, o presente e o futuro do escutismo na região

A história do escutismo na nossa região é marcada por um espírito de união que transcende gerações.
Quando Joaquim Pereira dos Reis, Sebastião da Costa Brites e Augusto dos Reis foram nomeados para constituir a Junta Regional de Leiria, no já longínquo ano de 1925, não podiam imaginar que, quase 100 anos depois, estaríamos a celebrar o escutismo católico na nossa região. Ao longo de um século, muitos escuteiros, antes de nós, percorreram caminhos de serviço, amizade, crescimento pessoal e transformação da sociedade.

O primeiro chefe regional, Joaquim Pereira dos Reis, foi um exemplo de dedicação e liderança, lançando as bases para o que hoje somos.

O ideal escutista permanece vivo entre nós, assim como as peças que, unidas, constroem algo maior do que a soma das suas partes. Cada escuteiro é essencial neste grande conjunto, formando a base sólida para o crescimento contínuo do movimento. Somos o fogo do escutismo, a chama que mantém acesa a paixão por servir, aprender e construir um futuro melhor.

Nós mantemos viva esta missão. Cada escuteiro, cada voluntário, cada comunidade é fundamental para garantir mais 100 anos de histórias, conquistas e tradição. Com as mãos no presente e os olhos no futuro, construímos juntos uma região forte, com a chama do movimento sempre ativa e em constante crescimento.

100 anos de escutismo: celebração, tradição e partilha

O escutismo é um movimento de memórias e amizade que atravessa gerações. Ao longo de 100 anos, criámos uma herança de tradição e partilha com a comunidade que nos rodeia. Celebramos não apenas o escutismo, mas também a colaboração, o espírito de serviço e o compromisso com um mundo melhor. Estes 100 anos são um testemunho do que somos capazes de realizar quando trabalhamos em conjunto. Cada um de nós, como uma peça, tem um papel vital na construção desta história.

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress