Dia da Igreja Diocesana: D. António Marto abre a porta para o novo biénio

Na sessão, que será transmitida em direto através do canal Youtube para ser acompanhada pela comunidade diocesana, o cardeal apresenta a nova carta pastoral para o biénio 2020-2022, com o título “A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”.
http://lefa.pt/?p=39258

No próximo dia 4 de outubro, celebra-se o Dia da Igreja Diocesana no qual Leiria-Fátima formaliza o início do novo ano pastoral, o primeiro do biénio sob o tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão”.

A carta pastoral vai ser apresentada com transmissão em direto

Nos anos anteriores, tem se realizado uma assembleia aberta a todos, com os principais colaboradores na vida e missão desta Igreja particular de Leiria-Fátima, para celebrarem juntos a condição de parcela do povo de Deus e apresentar as orientações e o programa pastoral comum. Este ano, devido à pandemia, não é possível essa congregação de pessoas. Por essa razão, o bispo da Diocese, D. António Marto, convidou apenas os membros do Conselho Pastoral a estarem presentes, por neles estar representada a diversidade de pessoas, carismas, ministérios e organismos da Diocese.

Na sessão, que será transmitida em direto através do canal Youtube para ser acompanhada pela comunidade diocesana, o cardeal apresenta a nova carta pastoral para o biénio 2020-2022, com o título “A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”. 

A sessão terá início às 17 horas, no claustro da sé de Leiria, terminando com a celebração da Eucaristia, às 18h30, na sé. Para além da apresentação da carta pastoral, também serão enumeradas as principais atividades previstas para este ano.

O Dia da Igreja Diocesana vai às paróquias

Para além do acompanhamento em direto através dos canais digitais da Diocese, é proposto às paróquias que adaptem este dia “segundo o zelo dos pastores e seus colaboradores e as possibilidades de cada comunidade”, conforme anunciou o vigário geral, o padre Jorge Guarda.

Concretamente, é pedido que nas Missas dominicais se manifeste uma “especial comunhão com a Igreja Diocesana com oportunas iniciativas de decoração, escolha de orações, cânticos, ofertório para a Igreja diocesana”.

Durante a semana, o bispo da Diocese vai enviar um vídeo com uma breve mensagem que poderá ser mostrada ou lida em cada celebração da Eucaristia.

Também se sugere que “antes ou depois do encontro, haja um tempo de adoração eucarística, para a qual será enviado oportunamente um esquema”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress