Dia da Igreja Diocesana: ano pastoral teve início oficial

O programa, que começou às 17h00, era simples e centrou-se na apresentação da carta pastoral escrita pelo cardeal D. António Marto. O Dia da Igreja Diocesana continua disponível no canal Youtube da Diocese, para quem quiser recuperar os momentos que se viveram.

No dia 4 de outubro, o claustro da catedral de Leiria acolheu os membros do Conselho Pastoral Diocesano a convite do bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, para iniciar oficialmente o ano pastoral. Enquanto nos anos anteriores, toda a Diocese era convidada a estar presente neste evento, este ano, por força das medidas restritivas provocadas pela pandemia, foram apenas as cerca de três dezenas de membros daquele órgão consultivo os que puderam estar presencialmente no ato. Todavia, toda a Igreja diocesana pôde acompanhar o dia à distância por ele ser transmitido em direto pelos canais da Diocese, o que aconteceu pela primeira vez.

O programa, que começou às 17h00, era simples e centrou-se na apresentação da carta pastoral escrita pelo cardeal D. António Marto.

O Bispo de Leiria-Fátima começou por explicar o método que geralmente usa para escrever as suas cartas, que se baseia no ver, julgar e agir, da Acção Católica. Daí que o documento que irá orientar a pastoral da Diocese nos próximos dois anos seja uma reflexão sobre a realidade atual no que diz respeito à celebração e vivência do sacramento da Eucaristia, para depois apresentar linhas orientadoras mais práticas.

O prelado deu conta de que atualmente se vive um período de “emergência eucarística”, que se manifesta pelo progressivo abandono da missa dominical, sobretudo pelos jovens, a que se associa a ignorância no que diz respeito ao verdadeiro entendimento do significado do Sacramento.

A complementar a apresentação da Carta Pastoral, a Joana Martins, que também integra o Conselho Pastoral Diocesano, fez uma breve descrição das atividades propostas para este ano e que estão anotadas na publicação.

Os diversos momentos do encontro foram intercalados com cânticos de inspiração eucarística, executados por um grupo orientado por Miguel Serra, e apresentados por Elsa Machado.

Após a assembleia que durou sensivelmente uma hora, D. António Marto presidiu à celebração da Eucaristia, na Sé.

O Dia da Igreja Diocesana continua disponível no canal Youtube da Diocese, para quem quiser recuperar os momentos que se viveram.

Apresentação da Carta e das actividades: https://youtu.be/yhFU4SwYc6A

Celebração da Eucaristia: https://youtu.be/jqHIhMB9ZkM

Galeria de fotos: https://photos.app.goo.gl/4o8mC9YZoUGg8JAy7 (Captadas por Ana Sofia Ventura)

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.