Ourém, 26 out 2025 (Ecclesia) – O décimo aniversário da encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, foi assinalado no fim de semana em Ourém com o encontro ‘10 anos da Laudato Si – celebrar o caminho, animar à ação’, que destacou associações, movimentos e projetos educativos ligados ao cuidado da Casa Comum.
Em Portugal, a Associação ‘Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade’ e ‘Nascentes de Luz’ exemplificam iniciativas que, ao longo de anos, desenvolveram práticas de agroecologia, educação ambiental e espiritualidade. Margarida Alvim, cofundadora da ‘Casa Velha’, referiu que a encíclica confirmou e valorizou o trabalho que têm vindo a fazer desde 2008, transformando o espaço num “lugar de encontro e de conversão ecológica”.
O Movimento internacional Laudato Si, presente também em Portugal, tem por objetivo inspirar ações locais através de projetos educativos e parcerias com paróquias, escolas e organizações da sociedade civil. Célia Antunes, animadora Laudato Si, explicou que cada animador procura “lançar a semente daquilo que a Laudato Si propõe” na sua comunidade, promovendo hábitos sustentáveis e atividades como a ‘Missa da Criação’ ou cursos educativos.
O encontro incluiu conferências, ‘Rodas de escuta’, partilhas de experiências e oração, com a participação de especialistas como a teóloga e economista Elena Lasida e o jornalista Austen Ivereigh. Também esteve presente a Fundação Gonçalo da Silveira, com iniciativas de educação para a cidadania global, destacando a ecologia integral como ferramenta para construir pontes entre pessoas e com o ambiente.
A iniciativa contou com o apoio da Universidade Católica Portuguesa, Comissão Nacional Justiça e Paz, Rede Cuidar da Casa Comum, Companhia de Jesus, Escravas do Sagrado Coração de Jesus e o Movimento Laudato Si, reforçando o compromisso de transformar a encíclica em ação concreta junto das comunidades.