Na noite de sábado 23 de outubro teve lugar a primeira reunião conjunta dos delegados diocesanos e paroquiais para a XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos.
Foi realizada online e congregou 68 participantes, sob a coordenação do padre José Augusto Rodrigues, responsável pelo processo sinodal na diocese de Leiria-Fátima e a quem cabe promover, organizar, coordenar e acompanhar a consulta e o discernimento sinodal em todas as suas etapas, incluindo a elaboração da síntese final que será enviada para a Conferência Episcopal Portuguesa.

A reunião iniciou com um momento de oração e reflexão em grupo, com a apresentação dos sete delegados diocesanos que colaboram diretamente com o padre José Augusto Rodrigues: Eva Vieira, Inês Pereira e João Duarte, LeopolDina Reis Simões, Natália e Hugo Menino, e Virgílio Mota.
A sessão foi ocasião para uma primeira informação sobre os objetivos do Sínodo enquanto processo no qual “toda a comunidade, na livre e rica diversidade dos seus membros, é convocada para rezar, escutar, analisar, dialogar, discernir e aconselhar na hora de tomar as decisões pastorais mais de acordo com a vontade de Deus” (in vade mecum/manual oficial para o momento de auscultação e discernimento para as Igrejas locais), e sobre a missão do delegado sinodal.
O delegado paroquial é o motor e o ponto de referência da dinâmica sinodal entre aqueles que representa e o elo de ligação com a equipa responsável diocesana. Cabe-lhe trabalhar de forma sinodal junto dos seus, dar a conhecer as propostas do processo sinodal, apoiar e coordenar o processo de recolha das respostas ao questionário e velar para que as respostas ao inquérito cheguem dentro dos prazos e em condições de serem trabalhadas e integradas na síntese diocesana.
Foi pedido aos delegados que participem na formação “Rumo a uma Igreja sinodal, a convite do Papa Francisco”, promovida pela Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), com aulas quinzenais, às terças-feiras, das 21h às 22h, na Aula Magna do Seminário de Leiria, a partir de 26 de outubro. Foi-lhes também pedido que participem na Assembleia Sinodal agendada para 2 de abril de 2022.
Sessão de abertura em cada paróquia e movimento
Uma das propostas apresentadas aos delegados paroquiais e respetivos párocos e aos delegados dos movimentos e serviços tem que ver com a realização de uma sessão de abertura paroquial/local do Sínodo, à semelhança da abertura universal, no Vaticano, e da abertura nas dioceses do mundo. Neste sentido, foi enviada aos delegados e aos párocos uma proposta de guião que poderá ser usada no seu todo, em parte ou adaptada, numa Eucaristia dominical, para que a comunidade se sinta convidada a participar no processo sinodal e para que conheça o seu delegado.
A reunião terminou com a divisão dos delegados sinodais em seis grupos: as 73 paróquias foram divididas em cinco grupos e os delegados não paroquiais formaram o sexto grupo. Cada grupo será liderado por um elemento da equipa diocesana. Depois de uma breve apresentação, estreitaram-se laços, esclareceram-se dúvidas e definiram-se estratégias para o desafiante trabalho que a todos espera.
Coordenação diocesana agradece
O grupo de coordenação diocesana, na pessoa do padre José Augusto Rodrigues, agradece a todos os delegados a participação na reunião. “Estamos a criar corpo para que este processo possa ir por diante mediante a vontade de Deus, pedimos a Maria, nossa mãe, que nos ajude a cumprir a vontade o Pai”, refere o padre José Augusto Rodrigues.