Delegados para o Sínodo fizeram a sua primeira reunião geral

Foi realizada online e congregou 68 participantes, sob a coordenação do padre José Augusto Rodrigues, responsável pelo processo sinodal na diocese de Leiria-Fátima e a quem cabe promover, organizar, coordenar e acompanhar a consulta.

Na noite de sábado 23 de outubro teve lugar a primeira reunião conjunta dos delegados diocesanos e paroquiais para a XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos. 

Foi realizada online e congregou 68 participantes, sob a coordenação do padre José Augusto Rodrigues, responsável pelo processo sinodal na diocese de Leiria-Fátima e a quem cabe promover, organizar, coordenar e acompanhar a consulta e o discernimento sinodal em todas as suas etapas, incluindo a elaboração da síntese final que será enviada para a Conferência Episcopal Portuguesa.

Alguns dos 68 delegados participantes na reunião

A reunião iniciou com um momento de oração e reflexão em grupo, com a apresentação dos sete delegados diocesanos que colaboram diretamente com o padre José Augusto Rodrigues: Eva Vieira, Inês Pereira e João Duarte, LeopolDina Reis Simões, Natália e Hugo Menino, e Virgílio Mota.

A sessão foi ocasião para uma primeira informação sobre os objetivos do Sínodo enquanto processo no qual “toda a comunidade, na livre e rica diversidade dos seus membros, é convocada para rezar, escutar, analisar, dialogar, discernir e aconselhar na hora de tomar as decisões pastorais mais de acordo com a vontade de Deus” (in vade mecum/manual oficial para o momento de auscultação e discernimento para as Igrejas locais), e sobre a missão do delegado sinodal. 

O delegado paroquial é o motor e o ponto de referência da dinâmica sinodal entre aqueles que representa e o elo de ligação com a equipa responsável diocesana. Cabe-lhe trabalhar de forma sinodal junto dos seus, dar a conhecer as propostas do processo sinodal, apoiar e coordenar o processo de recolha das respostas ao questionário e velar para que as respostas ao inquérito cheguem dentro dos prazos e em condições de serem trabalhadas e integradas na síntese diocesana. 

Foi pedido aos delegados que participem na formação “Rumo a uma Igreja sinodal, a convite do Papa Francisco”, promovida pela Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), com aulas quinzenais, às terças-feiras, das 21h às 22h, na Aula Magna do Seminário de Leiria, a partir de 26 de outubro. Foi-lhes também pedido que participem na Assembleia Sinodal agendada para 2 de abril de 2022.

Sessão de abertura em cada paróquia e movimento 

Uma das propostas apresentadas aos delegados paroquiais e respetivos párocos e aos delegados dos movimentos e serviços tem que ver com a realização de uma sessão de abertura paroquial/local do Sínodo, à semelhança da abertura universal, no Vaticano, e da abertura nas dioceses do mundo. Neste sentido, foi enviada aos delegados e aos párocos uma proposta de guião que poderá ser usada no seu todo, em parte ou adaptada, numa Eucaristia dominical, para que a comunidade se sinta convidada a participar no processo sinodal e para que conheça o seu delegado.

A reunião terminou com a divisão dos delegados sinodais em seis grupos: as 73 paróquias foram divididas em cinco grupos e os delegados não paroquiais formaram o sexto grupo. Cada grupo será liderado por um elemento da equipa diocesana. Depois de uma breve apresentação, estreitaram-se laços, esclareceram-se dúvidas e definiram-se estratégias para o desafiante trabalho que a todos espera.

Coordenação diocesana agradece

O grupo de coordenação diocesana, na pessoa do padre José Augusto Rodrigues, agradece a todos os delegados a participação na reunião. “Estamos a criar corpo para que este processo possa ir por diante mediante a vontade de Deus, pedimos a Maria, nossa mãe, que nos ajude a cumprir a vontade o Pai”, refere o padre José Augusto Rodrigues. 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt