No passado fim de semana, o Centro Pastoral dos Pousos acolheu o encontro de responsáveis dos grupos de jovens da Diocese de Leiria-Fátima que participarão no Jubileu dos Jovens em Roma, de 25 de julho a 5 de agosto. Estiveram representados todos os grupos inscritos.
O encontro foi dinamizado pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), que apresentou aos responsáveis o documento de trabalho que está a orientar a preparação diocesana para esta peregrinação jubilar. No centro deste caminho está uma passagem da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude de 2024, como inspiração:
“Queridos jovens, o convite que vos faço é para que vos coloqueis a caminho, para descobrir a vida, nas pegadas do amor, em busca do rosto de Deus. Mas o que vos recomendo é o seguinte: não partam como meros turistas, mas como peregrinos…”
A partir destas palavras, surgiu o lema que está a orientar a preparação na nossa diocese: “De turistas a peregrinos”.
A missão assumida pelos responsáveis diocesanos e paroquiais é clara: criar oportunidades de verdadeira peregrinação, conscientes de que muitos jovens vivem, lado a lado, experiências de turista e de peregrino, duas dimensões que não se excluem.
Durante o encontro, foi ainda apresentada a proposta dos vários momentos e itinerários da peregrinação jubilar, tendo sido tomadas decisões práticas com base nas opiniões e contributos dos participantes. Houve também espaço para abordar questões logísticas importantes relacionadas com a viagem, com os cuidados a ter, o que levar e como garantir a segurança e o bem-estar de todos.
O encontro terminou com um almoço, num ambiente marcado pelo convívio, pela alegria e pela sintonia entre os vários grupos.