O Papa nomeou D. Sérgio Dinis como bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal. Natural da Diocese de Vila Real, D. Sérgio sucede a D. Rui Valério, que esteve à frente do Ordinariato Castrense desde 2018, após ser nomeado patriarca de Lisboa. Na sua primeira saudação à diocese, o novo bispo expressou respeito e apreço pelo trabalho dos militares e agentes de segurança, afirmando: “Estarei sempre ao vosso lado, num profundo amor a Cristo, à Igreja e à nossa amada pátria”.
D. Sérgio Manuel Ribeiro Dinis nasceu em Ermelo, Mondim de Basto, a 8 de maio de 1970. Com formação em Teologia e Direito Canónico, foi ordenado sacerdote em 1994. Ao longo do seu ministério, foi pároco em diversas localidades da Diocese de Vila Real e desempenhou funções importantes, como juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e capelão da Santa Casa da Misericórdia de Murça.
O Ordinariato Castrense, criado em 1986, é responsável pelo atendimento religioso dos militares e das forças de segurança em Portugal, abrangendo a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.