D. Rui Valério lamenta falta de consenso para evitar eleições

Lisboa, 14 mar 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa lamentou a ausência de um “entendimento” entre os partidos políticos para evitar a dissolução do parlamento e a realização de eleições antecipadas, decidida pelo presidente da República.

“Eu sou daqueles que acreditam profundamente no diálogo. Lamento que isso não tenha sido possível”, afirmou D. Rui Valério à Agência ECCLESIA.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quinta-feira a dissolução da Assembleia da República e a marcação de eleições para 18 de maio, após a rejeição de uma moção de confiança apresentada pelo Governo, na sequência da polémica em torno da empresa Spinumviva, ligada ao primeiro-ministro Luís Montenegro.

O patriarca de Lisboa reconheceu que as eleições são uma “forma de responsabilizar os cidadãos”, mas admitiu “amargura e até tristeza” por não ter sido possível alcançar um consenso político.

“Não estou aqui a apontar o dedo absolutamente a ninguém”, disse, alertando para os desafios do atual contexto internacional. “A guerra não é só a que resulta de bombas e mísseis, mas também uma luta ética sobre o que é o ser humano e o futuro da humanidade”, concluiu.

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Semana de Oração pelas Vocações
4 de Maio
a 11 de Maio
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress