O novo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, iniciou no dia 11 de maio a visita aos padres que trabalham nas paróquias. A primeira reunião foi nos Milagres, com os párocos da respetiva vigararia. O encontro começou com um momento de oração no santuário, seguindo-se a apresentação de cada um, da respetiva paróquia e das iniciativas em comum. Depois de escutar a intervenção de todos, com referência à chegada crescente de imigrantes nas paróquias, D. José Ornelas pediu atenção, acolhimento e esforço de integração destas pessoas. Aquelas que se aproximam das comunidades cristãs deverão ser integradas nelas a partir dos respetivos membros, fazendo-as sentir-se entre irmãos. A presença destas pessoas pode até tornar-se fator de renovação das próprias comunidades.
No seu diálogo com os párocos, o novo bispo manifestou o seu desejo de uma relação de fraternidade, proximidade e colaboração. Exortou à abertura e franqueza na apresentação dos problemas que surjam, para que sejam enfrentados e resolvidos pelo diálogo. Fez ainda referência ao processo sinodal em curso na Igreja, exortando à sua continuidade nas paróquias e vigararias, procurando-se novos caminhos para o seu funcionamento em estilo sinodal, com a colaboração e corresponsabilidade dos fiéis leigos.
Na reunião, houve ainda ocasião de abordar vários assuntos da Vigararia, tendo terminado com o almoço fraterno na casa paroquial.
Estas reuniões de D. José com os párocos, em âmbito vicarial, irão continuar conforme o calendário que está disponível na agenda diocesana. Com elas, o bispo diocesano deseja conhecer mais de perto os padres, as paróquias e as vigararias com as suas dinâmicas pastorais.