D. José Ornelas foi mais um jovem no ‘Meirinhas Youth Summit’

No passado dia 11 de março realizou-se na localidade de Meirinhas, um encontro de “jovens” para jovens, com diversas atividades para jovens dos 10 aos 18 anos, ao qual se chamou “Meirinhas Youth Summit”.

No passado dia 11 de março realizou-se na localidade de Meirinhas, um encontro de “jovens” para jovens, com diversas atividades para jovens dos 10 aos 18 anos, ao qual se chamou “Meirinhas Youth Summit”.

Com o tema “Desenha o Futuro”, foram convidados diversos oradores para inspirar os jovens nas suas escolhas de vida. Para que todos possam saber que mais importante que o ponto de partida é o caminho e a forma como o fazemos.

Pensado pela jovem presidente de junta de freguesia, Inês Ribeiro, e a jovem presidente da Câmara Municipal, Miriam Leal, sendo uma atividade proposta na sua campanha eleitoral, com o apoio das entidades municipais envolvidas. Surgiu a vontade de convidar o Senhor Bispo da Diocese Leiria-Fátima, José Ornelas para desmistificar a imagem que temos dos enviados de Deus, que são, na realidade, pessoas comuns, com receios, gostos e aventuras comuns.

D. José não hesitou em dizer sim ao convite feito e encaixou na sua agenda o compromisso de uma conversa informal com centenas de jovens presentes no evento. Iniciou a presença com o seu bom humor e a contar como foi a sua infância na Ilha da Madeira, falando de tropelias como 1 de 7 irmãos, das suas origens e das dificuldades de outrora, falou sobre vocação e como sentiu o chamamento para ingressar no sacerdócio. Falou sobre ser missionário e como era ser impulsionador de diversas missões pelo mundo. Também explicou como aconteceu o convite para ser Bispo e como foi deixar as missões a que tanto gosto tinha, que apesar de uma primeira recusa ao Santo Padre, ingressou nessa missão de ser Bispo da diocese de Setúbal, e mesmo quando pensava que se iria reformar, o Papa Francisco apresentou-lhe mais uma missão, que lhe está a dar muito gosto, estar connosco na diocese de Leiria-Fátima. 

Os jovens tinham diversas questões que queriam colocar, e um a um foram perdendo a timidez, o medo e a vergonha e questionaram. Ficámos todos a saber que D. José é adepto do C.S. Marítimo e até entoou o cântico de apoio ao clube, sabendo que iria defrontar o Benfica na jornada que se avizinhava. Também ficamos a saber que mora numa casa ao lado do Seminário de Leiria e que tinha uma gata que faleceu recentemente. O seu livro preferido é “O meu pé de laranja lima” e “O Principezinho”, tendo em conta a idade dos presentes.

Fez campanha à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, explicando e impulsionando a inscrição tanto na Jornada, como para famílias de acolhimento nos Dias nas Dioceses (DnD), como sendo uma experiência única em Portugal. Nem Rock in Rio ou Expo 98 chegaram ao patamar de receber mais de 1 milhão de jovens de todo o mundo, de diferentes raças e diferentes línguas, mas todos com a mesma fé. Mencionou que não existem no nosso país 1 milhão de jovens, para todos terem a noção da grandiosidade do evento.

Terminou disponível para tirar fotos com os jovens, que ficaram deslumbrados com a sua simplicidade e boa disposição.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress