D. António Marto fez encontro natalício por videochamada com a Casa do Clero

O bispo de Leiria-Fátima saudou os residentes, evocou os motivos que impedem a celebração normal e as saudades de poder celebrar a Eucaristia e tomar juntos a refeição natalícia, referiu também a sua experiência da doença que o retém ainda em casa, até ao dia a seguir ao Natal e agradeceu as orações de todos.

Não sendo possível, devido à pandemia, a celebração presencial do Natal com os padres e as senhoras residentes na Casa do Clero, em Fátima, como era habitual, o cardeal D. António Marto fez hoje um encontro por videoconferência. Participaram também os membros da Direção e as colaboradoras da instituição.

O bispo de Leiria-Fátima saudou os residentes, evocou os motivos que impedem a celebração normal e as saudades de poder celebrar a Eucaristia e tomar juntos a refeição natalícia, referiu também a sua experiência da doença que o retém ainda em casa, até ao dia a seguir ao Natal e agradeceu as orações de todos. Depois, desejou um santo e abençoado Natal do Senhor, citando o Papa Francisco que convida a acolher em ação de graças o dom do Natal de Cristo, que é “o amor louco de Jesus, um amor todo ele mansidão e proximidade… Um dom tão grande merece gratidão. Acolher a graça é saber agradecer. Hoje é o dia próprio para nos aproximarmos do sacrário, do presépio, da manjedoura e dizermos obrigado. Acolhamos o dom que é Jesus, para depois nos tornarmos dom como Jesus. Tornar-se dom é dar sentido à vida, sendo este o melhor modo para mudar o mundo: nós mudamos, a Igreja muda, a história muda, quando começamos a querer mudar, não os outros, mas a nós mesmos, fazendo da nossa vida um dom… Comecemos nós. Isto é acolher o dom da graça”.

Os residentes e os membros da direção reagiram, agradecendo a D. António Marto as suas palavras e o encontro e desejando também por sua vez um feliz Natal. Houve ainda um cântico natalício, uma evocação de São José, uma ave-maria e a bênção.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress