O bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, no dia 17 de junho visitou a Cáritas de Leiria, a pedido do presidente da mesma, José Marques de Sousa. A visita começou na sede com um encontro com membros da direção e do conselho fiscal, colaboradores e voluntários, onde foram partilhadas informações sobre a atividade da instituição nas suas várias frentes. Foram mencionados o atendimento e ajuda a famílias carenciadas de bens materiais, o apoio escolar a crianças e adolescentes com explicações por jovens voluntários, a colónia balnear no verão, que este ano tinha mais de 40 jovens animadores e acima de uma centena de crianças inscritas para a atividade de praia nos vários turnos, mas infelizmente foi cancelada por motivos da pandemia. Foi referido que a procura de ajuda tem aumentado, não apenas para bens alimentares, mas também para medicamentos e tratamentos de saúde, especialmente por parte de famílias de imigrantes com empregos precários. São pessoas que não têm acesso aos apoios disponíveis nas instituições e programas oficiais.
D. António Marto manifestou a sua satisfação pela atividade da Cáritas, dizendo que é muito melhor ouvir diretamente estes testemunhos do que ler os relatórios. Sublinhou que “depois da pandemia sanitária vem a pandemia do desemprego, da pobreza, da fome” e é preciso dar a ajuda básica necessária às pessoas que dela necessitam. Felicitou os colaboradores da instituição pelo seu precioso trabalho e incentivou-os a continuarem com o mesmo espírito e generosidade.
Seguiu-se depois a viagem para a casa da Praia do Pedrógão, onde se realizam as colónias com crianças e se acolhem outras atividades. Após a visita às instalações, que tiveram obras de manutenção e melhorias, houve o almoço. Toda a atividade decorreu com cumprimento das medidas de segurança sanitária atualmente recomendadas.