D. António Marto convidou a cúria diocesana à conversão sinodal

“A cúria não é apenas um instrumento logístico e burocrático para as necessidades da Igreja..., mas é o primeiro organismo chamado a dar testemunho."

Na quinta-feira, 6 de janeiro, tradicional Dia de Reis, o bispo diocesano, D. António Marto, reuniu-se com os colaboradores da cúria diocesana para festejar a quadra natalícia. Presidiu à celebração da Eucaristia, no Seminário de Leiria, com sacerdotes e fiéis leigos que trabalham nos vários departamentos, serviços e organismos diocesanos, incluindo os do Seminário.

Na homilia, agradeceu o contributo de cada um no seu trabalho e o amor à Igreja com que o faz. Depois, citou o Papa Francisco no seu recente discurso à Cúria Romana aplicando as suas palavras à de Leiria-Fátima. Para o Papa, “a cúria não é apenas um instrumento logístico e burocrático para as necessidades da Igreja…, mas é o primeiro organismo chamado a dar testemunho; por isso mesmo, na medida em que assume pessoalmente os desafios da conversão sinodal a que é chamada também ela, cresce a sua credibilidade e eficácia”. Por isso, continua Francisco, “a organização que devemos implementar não é de tipo empresarial, mas evangélica. (…) Se a Igreja percorre o caminho da sinodalidade, nós devemos ser os primeiros a converter-nos a um estilo diferente de trabalho, colaboração, comunhão.” D. António concluiu, exortando a deixar-se conduzir pelo Espírito, a dialogar e colaborar uns com os outros em espírito de comunhão e serviço. 

Não sendo conveniente o habitual almoço, devido à pandemia, D. António entregou um presente simples a cada um, com uma palavra de estímulo e reconhecimento.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente