CURSO BÍBLIA E TEOLOGIA: próximo semestre com Cristologia e Mistério de Deus

Esta iniciativa é destinada a agentes de pastoral e qualquer pessoa com interesse pelo conhecimento teológico. A lecionação é feita ao ritmo de uma sessão semanal para cada uma das disciplinas, à quinta-feira no Seminário Diocesano de Leiria, com o seguinte horário: 19h15-20h45 e 21h00-22h30.
http://lefa.pt/?p=46263

O segundo semestre do curso “Bíblia e Teologia Cristã” (BTC) vai começar no dia 10 de fevereiro com mais duas disciplinas a serem leccionadas: Cristologia, pelo padre Rui Ruivo, e Deus, mistério de relação, por André Pereira.

O ciclo diocesano de estudos BTC, oferecido pelo Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da diocese de Leiria), pretende ser uma sólida introdução ao estudo da Teologia, oferecendo os instrumentos para a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral. De acordo com a nota enviada pela organização, “aprender Teologia é disponibilizar-se a aprofundar as raízes da tradição cristã que alicerçam a nossa fé e a nossa cultura, de modo a compreender quem somos e o que acreditamos”.

Esta iniciativa é destinada a agentes de pastoral e qualquer pessoa com interesse pelo conhecimento teológico. A lecionação é feita ao ritmo de uma sessão semanal para cada uma das disciplinas, à quinta-feira no Seminário Diocesano de Leiria, com o seguinte horário: 19h15-20h45 e 21h00-22h30.

O curso BTC tem uma calendarização prevista para os seguintes dias: 10, 17 e 24 de fevereiro; 3, 10, 17, 24 e 31 de março; 7, 21 e 28 de abril; 5, 12 e 19 de maio.

Pedidos de informações e inscrições devem ser feitos a través de contacto de email para cfcleiria@gmail.com, ou telefones 244 103 816 e 918 022 575. Em qualquer dos cursos, podem inscrever-se todas as pessoas maiores de dezasseis anos. Mais informações online em formacao.leiria-fatima.pt

As duas disciplinas deste semestre

A disciplina de CRISTOLOGIA a ser lecionada pelo padre Rui Ruivo, é ministrada no primeiro tempo. Nela, os alunos procurarão aprofundar o conhecimento do mistério central da fé cristã: Deus que encarna, que morre e ressuscita por todos. A Cristologia olha para o Jesus histórico, o Jesus Bíblico e o Cristo da fé.

Fazem parte do programa desta disciplina os seguintes conteúdos:

  • Cristologia: identidade do tratado
  • Reflexão acerca de Jesus Cristo
  • Tipologias de reflexão sobre Jesus Cristo
  • O contexto de Jesus Cristo (situação sociopolítica e religiosa)
  • Os mistérios da vida de Jesus Cristo (a mensagem, os gestos, a morte, a ressurreição)
  • Os títulos dados a Jesus Cristo
  • Primeiras controvérsias cristológicas (séc. II-III)
  • Contexto e teologia dos concílios dos séculos IV-V

Já disciplina de DEUS, MISTÉRIO DE RELAÇÃO irá ser dada por André Pereira durante o segundo tempo. Na sinopse divulgada pelo CCFC, afirma-se que “enfrentamos, sob a epígrafe mistério de Deus, uma matéria teológica que se situa no coração da teologia dogmática e da fé cristã. O mistério de Deus desvela o mistério único do homem, da fé e da história. Um Deus que é mistério, mas do qual podemos falar, já que Ele mesmo nos outorgou as condições para o fazer: eis uma premissa fundante da nossa esperança — deste modo, legítima — de chegarmos a saber e dizer algo, mesmo que em humildes balbucios, sobre quem Deus é; o Deus da relação, comunhão de amor, que é Deus-para-nós e em-relação-connosco.”

Os temas a desenvolver são os seguintes:

  • Deus ao alcance da inteligência humana
  • O Deus Uno-Trino na tradição bíblica
  • O Deus Uno-Trino na tradição cristã
  • Uma sistematização da teologia dogmática do Mistério de Deus

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress