Fátima, 1 fev 2025 (Ecclesia) – Durante o IV Encontro Nacional das Comissões Diocesanas e Castrense de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sublinhou que a proteção de menores e adultos vulneráveis “não é uma questão de números, mas de pessoas”. Reforçou a importância do cuidado com as vítimas e da prevenção, enfatizando que a Igreja trabalha para garantir um futuro melhor para todos os afetados por abusos.
D. José Ornelas destacou a coragem das vítimas que denunciaram abusos e a necessidade de reconhecer, pedir desculpa e ajudar a construir um novo futuro. Sobre a compensação financeira, garantiu que 2025 será um ano de avanços e que os processos estão em curso, com previsão de conclusão até 31 de março.
O bispo reafirmou o compromisso da Igreja com a formação contínua de agentes pastorais, catequistas e padres, destacando a importância da criação de uma nova cultura dentro da Igreja, que ajude a prevenir futuros abusos. Sublinhou ainda a gravidade dessas situações e a importância de a sociedade entender a sua seriedade, para que todos contribuam para a sua resolução.