Covid-19: Sessões online de Catequese a partir de dia 20 de abril

Seis dias por semana, de segunda a sábado, os mais novos vão poder ver e participar no «Catequese em Nossa Casa» no canal Educris no Youtube sempre às 18h30.

«Catequese em Nossa Casa» ganha nova versão e estende-se até ao mês de junho

Seis dias por semana, de segunda a sábado, os mais novos vão poder ver e participar no «Catequese em Nossa Casa» no canal Educris no Youtube sempre às 18h30.

A iniciativa conjunta do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Sector da Catequese de Lisboa (SCL) e Agência Ecclesia, vai levar aos mais novos, do 1º ao 6º catecismo, encontros de catequese, com cerca de 20 minutos, correspondentes ao 3º Bloco de cada um dos catecismos da infância.

Todos os subsídios e apoios para o tempo da pandemia podem ser encontrados em https://covid.leiria-fatima.pt

“Na segunda feira teremos o 1º catecismo, na terça-feira é a vez do 2º catecismo e assim sucessivamente até sábado”, explica ao EDUCRIS Fernando Moita, Diretor do SNEC.

As catequeses “são dirigidas às crianças que as poderão acompanhar juntamente com a família” e, de preferência, tendo consigo o catecismo”, sustenta o responsável.

Para o padre Tiago Neto, diretor do SCL, e um dos paceiros desta iniciativa, o «Catequese em Nossa Casa», agora em versão online, vem em contraponto “com o que habitualmente costumamos pensar acerca da catequese”.

“Normalmente olhamos para a catequese como uma estrutura antiga e pesada. A verdade é que este tempo tem revelado uma grande dinâmica a nível paroquial, diocesano e nacional, e esta é mais uma proposta para ajudar”, revela.

Para o diretor do SCL é fundamental “não encher as pessoas com propostas extras” pois “a catequese já tem um programa e um plano formativo” e interessa “desenvolver e proporcionar”.

Fernando Moita afirma que “esta nova proposta não substitui o que está a ser realizado pelas paróquias e dioceses, através do trabalho valioso dos catequistas”, mas quer ser “complemento e chegar aos que estão mais isolados ou desanimados”.

Cada sessão de catequese será preparada e apresentada por um catequista com dinâmicas próprias de cada catecismo.

“Podemos esperar novidades e interatividade entre a sessão de catequese e as crianças que nos acompanharem”, revela o padre Tiago Neto.

Pode seguir esta iniciativa com a hastag #catequesemnossacasa 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.