Covid-19: novas orientações para as cerimónias religiosas

Um dos pontos em destaque é a referência à retoma das celebrações comunitárias da eucaristia a partir do dia 30 de maio, véspera da Solenidade do Pentecostes.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reuniu-se no dia 2 de maio para definir novas orientações a propósito da alteração do estado de emergência para o estado de calamidade provocado pela pandemia de covid-19. Enumeramos as decisões publicadas em comunicado emitido pela CEP

Missas comunitárias

Um dos pontos em destaque é a referência à retoma das celebrações comunitárias da eucaristia a partir do dia 30 de maio, véspera da Solenidade do Pentecostes. No entanto “a data depende ainda da avaliação que o Governo se propõe fazer da situação, nesta primeira etapa do desconfinamento”, informa o comunicado emitido pela CEP.

Sacramentos com contacto físico

Outras celebrações de sacramentos “que implicam contacto físico, como as unções, devem ser adiadas para o próximo ano pastoral”. Salvaguardam-se algumas excepções para “casos particulares como o batismo e a unção dos doentes” que “podem ser realizadas com as devidas cautelas de saúde e normas de segurança”.

Confissões

“Para o sacramento da Reconciliação, é preciso seguir as normas de segurança de saúde e garantir o devido distanciamento entre o confessor e o penitente, protegendo sempre o inviolável segredo da confissão.”

Funerais

“As exéquias cristãs devem ser celebradas no templo (com celebração da Palavra ou da Eucaristia) e/ou no cemitério com a presença dos familiares, tendo em conta as normas de segurança que impeçam a transmissão do coronavírus.”

Catequese

“As catequeses e outras ações formativas continuarão a ser realizadas apenas por meios telemáticos até ao final deste ano pastoral.”

Festas e procissões

“Procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis de forte propagação da epidemia ficarão adiados para o próximo ano pastoral”.

Igrejas

“As igrejas podem estar abertas durante o dia para visitas individuais, desde que se observem os requisitos determinados pelas autoridades de saúde.”


Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

Comunicado integral: https://bit.ly/2WnxQCd

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress