Conselhos económicos tiveram formação sobre o património

Esta formação realiza-se uma vez por ano para os conselhos e comissões que vão tomar posse ou que desejem ter conhecimentos sobre os serviço que prestam nas suas comunidades paroquiais.
http://lefa.pt/?p=52100

No sábado, dia 25, realizou-se uma formação para os membros dos conselhos para os assuntos económicos paroquiais e as comissões da igrejas, no centro pastoral diocesano, no Seminário de Leiria. Os presentes, em número de mais de meia centena, vieram de 13 paróquias.

O Senhor Bispo também esteve presente foi fazer-lhes uma saudação. Manifestou-lhes gratidão pelo seu serviço à igreja na sua comunidade e destacou a importância do mesmo. Sublinhou, por outro lado, que a administração dos bens materiais está ligado a todas as atividades pastorais da comunidade: catequese, liturgia, caridade… Anunciou, ainda, que está em revisão o Regulamento da Administração dos Bens da Igreja na Diocese de Leiria-Fátima, conhecido como RABI, e que neste processo se deseja ouvir também o parecer dos membros dos referidos conselhos e comissões.

A formação continuou depois com a intervenção do ecónomo diocesano, padre Cristiano Saraiva, a partir do regulamento mencionado, esclarecendo o que são os bens da Igreja e as condições e regras para a sua administração. A segunda parte coube a Sónia Vazão, do Departamento Diocesano do Património Cultural, sensibilizando para a sua valorização e os cuidados na sua preservação. Indicou ainda os procedimentos adequados na edificação e manutenção de edifícios e na conservação de peças do património das comunidades cristãs.

Esta formação realiza-se uma vez por ano para os conselhos e comissões que vão tomar posse ou que desejem ter conhecimentos sobre os serviço que prestam nas suas comunidades paroquiais.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress