Conselho Presbiteral: conselhos económicos e pastorais devem crescer nas paróquias

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, reuniu-se com o Conselho Presbiteral na passada terça-feira, no Centro pastoral diocesano, no Seminário de Leiria. Programas da pastoral juvenil no próximo ano, experiências e dificuldades dos conselhos económicos e pastorais das paróquias e a problemática das festas religiosas, foram os temas principais em agenda.

Quanto à pastoral juvenil, o próximo ano será marcado especialmente por um fórum em outubro, encontros de oração para os jovens com a presença do bispo diocesano em cada uma das nove vigararias e uma festa da juventude, em finais de julho de 2020. Dar-se-á também continuidade às iniciativas de comunicação e à disponibilização de materiais de apoio aos grupos e animadores na plataforma “Vitamina K”.

Sobre os conselhos económicos e pastorais das paróquias constatou-se que os primeiros existem praticamente em todas elas, mas os segundos são mais escassos. Ambos são importantes para a dinamização das comunidades paroquiais, pois envolvem padres e leigos em corresponsabilidade e colaboração. A próxima jornada marcada para o dia 29 deste mês, sobre a dinâmica de liderança na igreja, é uma oportunidade para desenvolver estes órgãos de participação e comunhão. Foi sugerida também a realização de uma ação de formação anual para os conselhos pastorais paroquiais à semelhança do que já se faz para os económicos.

Sobre as festas religiosas das comunidades cristãs apontaram-se alguns benefícios em termos de manutenção das tradições de devoção aos padroeiros, envolvimento de muitas pessoas na sua realização e a angariação de fundos. Mas também se mencionaram aspetos preocupantes que merecem análise, discernimento e correção. Nesse sentido, foi constituída uma comissão para propor um processo de discernimento sobre esta matéria que envolva as próprias comunidades e os órgãos paroquiais e diocesanos.

No final, D. António Marto agradeceu o contributo de todos, salientando o resultado positivo da reunião.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress