A Conferência e o Conselho Central da nossa Diocese, estiveram representados na assembleia-geral nacional que decorreu em Lisboa, mais concretamente na sede nacional da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), no passado dia 18 de março. Estiveram presentes 11 dos 24 conselhos nacionais, conjuntamente com os órgãos sociais do Conselho Superior, vice-presidente dos jovens e do conselheiro espiritual, padre José Alves.
A Assembleia, tal como todos os encontros vicentinos, iniciou-se com as orações próprias e com a intervenção do conselheiro espiritual, que realçou o trabalho, o empenho, dedicação na missão de evangelizar continuamente os povos, em particular os, pobres e os mais desfavorecidos da nossa sociedade.
Seguiu-se um pequeno período, em que alguns dos presidentes dos diversos conselhos centrais, partilharam as suas opiniões acerca da intervenção do Conselheiro Espiritual. Desde reafirmar as ideias apresentadas, até acrescentando alguns tópicos, como por exemplo:
– Tentar dar ocupação aos jovens. A necessidade de atravessar o “Deserto”, tal como Jesus Cristo o fez naquele tempo, o qual chamamos de Quaresma. Também como, “Subir a montanha e montar a tenda”, como no relato da “Transfiguração” de Jesus. Dar acção e Acompanhamento aos jovens, sendo necessário dar continuidade ao que de bom tem sido feito e fazer uma adaptação aos horários dos estudos dos jovens, no tempo atual!
A acta da “Assembleia-geral de 19 de novembro de 2022, realizada em Fátima”, foi aprovada por maioria, com três abstenções de outros tantos conselhos centrais, por terem estado ausentes da dita assembleia. O Plano de Actividades e Orçamento de contas para 2023, foi aprovado por unanimidade, depois de algumas questões postas por alguns dos conselheiros presentes e esclarecimentos feitos pela direcção. Também os relatórios de actividades e de Contas de 2022, após a leitura do parecer do Conselho Fiscal, foram aprovados por unanimidade.
Na audição do Conselhos Nacionais (centrais) presentes, a presidente do Conselho Nacional (Central) da nossa diocese, Laurinda Francisco, na sua intervenção, salientou que o mesmo não tem Conselhos de zona. 24 das 27 Conferências existentes, estão activas. Estão a ser realizadas reuniões, que levem à reactivação da Conferência de Azoia. Marinha Grande, tem estado muito alheada e Maceira não tem dado notícias.