Pastoral Familiar apresentou “minisite” no Conselho Diocesano

O Conselho Diocesano da Família teve lugar na passada sexta-feira, dia 10 de maio, no Seminário Diocesano de Leiria, num verdadeiro ambiente de partilha e comunhão fraterna.
http://lefa.pt/?p=57635

O Conselho Diocesano da Família teve lugar na passada sexta-feira, dia 10 de maio, no Seminário Diocesano de Leiria, num verdadeiro ambiente de partilha e comunhão fraterna.

Foi um Conselho Diocesano bastante participado, quer pelo número de membros — 40 participantes —, quer pela abrangência, estando representados praticamente todos os membros com assento neste Conselho, desde casais responsáveis pelas equipas de Pastoral Familiar Paroquial, alguns casais de ligação com a equipa diocesana provenientes de paróquias ainda sem equipas de Pastoral Familiar, dois padres responsáveis pela Pastoral Familiar Vicarial (padre Joaquim Gonçalves da Vigararia das Colmeias e padre Manuel Silva da Vigararia de Milagres), o presidente do CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio, o casal responsável pelo setor A das Equipas de Nossa Senhora, o casal responsável pelo (Per)Curso para Casais e o casal coordenador do Encontro Matrimonial Centro Oeste e, por último, mas não menos importante, a equipa do SDPF – Serviço Diocesano de Pastoral Familiar praticamente completa.

Dando cumprimento à ordem de trabalhos, iniciou-se com o cântico “Em nome do Pai”, a que se seguiu a oração do Evangelho de S. João (2,1-11) sobre as bodas de Caná, procurando relembrar aos presentes que a história de uma família está marcada por crises de todo o género, que são parte também da sua dramática beleza. É preciso ajudar a descobrir que uma crise superada não leva a uma relação menos intensa, mas a melhorar, sedimentar e maturar o vinho da união. Quando se assume o matrimónio como uma tarefa que implica também superar obstáculos, cada crise é sentida como uma ocasião para chegar a beber, juntos, o vinho melhor.

De seguida, todos se apresentaram, para que nos possamos conhecer cada vez mais e melhor.

Após a aprovação da ata do Conselho Diocesano anterior, todos tiveram a oportunidade de partilhar as atividades já realizadas ao longo deste ano pastoral, bem como divulgar as que ainda irão realizar. Foi um momento bastante enriquecedor para todos, que nos fez compreender a beleza e riqueza da partilha e que gerou um verdadeiro espírito de comunhão fraterna.

A equipa diocesana destacou as três atividades a realizar ainda neste ano pastoral: a Semana da Vida de 12 a 19 de maio com o tema “Da Fragilidade (re)Nasce a Vida”, o Jubileu das Vocações no dia 25 de maio, em Fátima e a Festa das Famílias no dia 30 de junho na Quinta do Escuteiro, na Batalha. Por último, a equipa diocesana anunciou o lançamento do “minisite”, em www.leiria-fatima.pt/pastoralfamiliar. Para além das notícias deste serviço diocesano, tem também uma zona de ficheiros com alguns documentos de interesse público nesta área da pastoral familiar, que poderão servir de base de trabalho para as equipas paroquiais, os contactos e ainda links diretos de acesso para a página do facebook e instagram e para o site do Departamento Nacional de Pastoral Famliar (DNPF). Futuramente irá também ter uma parte de acesso reservado às equipas de PF da nossa Diocese.

Concluiu-se com a Oração da Semana da Vida 2024 “Renascer para a Vida” e com o cântico “Oração de São Francisco” para reforçar a alegria da partilha, como nos diz o refrão “Sou feliz, porque a vida é partilhar, mais do que receber, a alegria está no dar”.

De coração cheio e mente repleta de novas ideias a implementar, fomos aconchegar o estômago, com café/chá e bolinhos e claro muita conversa e sorrisos.

Que Deus nos continue a abençoar a todos nesta missão tão nobre e desafiante que é a Pastoral da Família.

Conselho Diocesano da Família

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress