Conselho de Coordenação Pastoral prepara o próximo ano com atenção ao Sínodo e JMJ

A Assembleia diocesana do dia anual da Diocese continua a realizar-se no primeiro domingo de outubro que, este ano, é no dia 2 de outubro. Para já, sabe-se que terá início às 15h30 e realizar-se-á no ginásio do Seminário, como era habitual antes da pandemia.

Com a agenda pastoral a ficar mais folgada com o aproximar das férias de verão, o Conselho de Coordenação Pastoral da diocese de Leiria-Fátima fez a sua segunda reunião com o bispo D. José Ornelas no dia 28 de junho.

O Sinodo dos Bispos

A agenda, com inúmeros assuntos a serem tratados, incidiu sobretudo no próximo ano e na definição das datas mais relevantes. Um dos primeiros assuntos em cima da mesa foi a avaliação do processo sinodal na Diocese. O respetivo delegado, o padre José Augusto Rodrigues, fez uma avaliação globalmente positiva, nomeadamente nos que diz respeito à Assembleia Sinodal, tendo destacado a importância da comunhão e da presença permanente de D. José Ornelas. Não tão positivo foi a presença de 110 participantes num universo de 180. Ainda a propósito desta Assembleia, referiu que, no segundo dia ficou particularmente agradado com a riqueza dos testemunhos proferidos.

Na discussão sobre este ponto, constatou-se como sendo uma das principais lacunas a reduzida dimensão da abertura da Igreja ao exterior. Referiu-se, ainda, a envolvência das comunidades religiosas como aspeto a ser considerado mais especialmente no futuro.

O responsável pelo processo sinodal na Diocese informou ainda que a equipa formada está disposta a continuar a participar na continuação do trabalho do Sínodo. Nessa linha, deixou duas ideias práticas a serem consideradas. Uma delas é a apresentação pública da síntese diocesana, à qual apenas falta corrigir o texto, de preferência no início do próximo ano pastoral. Outra proposta é a promoção e acompanhamento de novas assembleias sinodais (paroquiais, vicariais e/ou diocesanas), também com o objetivo de apresentar a síntese e os caminhos novos sugeridos a partir daí. Um dos temas que se sugeriu serem desenvolvidos em âmbito de caminhada sinodal, é a questão dos ministérios laicais.

A JMJ2023

A Jornada Mundial da Juventude a realizar em Lisboa no próximo ano também foi assunto abordado no Conselho. No que toca à envolvência da diocese de Leiria-Fátima, sobretudo no que diz respeito ao acolhimento dos participantes durante os Dias nas Dioceses na semana anterior à JMJ, os conselheiros foram informados pelo padre André Batista, do Serviço da Pastoral Juvenil (SDPJ), de alguns números importantes. No dia anterior à reunião, registava-se a inscrição de 225 famílias de acolhimento, correspondentes a 630 lugares disponíveis para alojamento, e 8 paróquia de acolhimento. Entretanto, estes números foram atualizados e confirmam-se 918 lugares distribuídos por 327 famílias de acolhimento de 40 paróquias. Já o registo de paróquias de acolhimento que estão a organizar programas para os acolhidos subiu para 14. A elas acresce-se uma vigararia e duas congregações religiosas.

Foi ainda referido que o SDPJ está a receber diariamente pedidos de estrangeiros para serem acolhidos, o que se explica pela proximidade com Fátima.

3º ano do triénio

Sobre o programa previsto para o próximo ano pastoral e que corresponde ao último do triénio sobre a Eucaristia, foram efectuadas algumas alterações a partir de sugestões e previstos novos enquadramentos que têm a ver com a JMJ, o processo sinodal e a presença de um novo bispo na Diocese.

A Assembleia diocesana do dia anual da Diocese continua a realizar-se no primeiro domingo de outubro que, este ano, é no dia 2 de outubro. Para já, sabe-se que terá início às 15h30 e realizar-se-á no ginásio do Seminário, como era habitual antes da pandemia.

Outros pormenores do programa para 2022-23 serão conhecidos oportunamente e poderão ser depois confirmados em agenda.leiria-fatima.pt.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente