Conferências vicentinas em formação

A formação começou com a reflexão espiritual pelo seu diretor. Uma reflexão muito actual e bem necessária nos dias de hoje.

Decorreu no dia 25 de fevereiro, na paróquia de Santa Catarina da Serra, uma acção de formação, intitulada “Vicentinos em Formação”.

Com a presença da presidente nacional, Alda Couceiro, responsável pela “Formação”, da presidente do Conselho Diocesano, Laurinda Francisco, de 23 das 26 Conferências da diocese de Leiria-Fátima, totalizando 78 vicentinos presentes e o pároco da paróquia anfitriã, padre Mário Verdasca, como diretor espiritual.

A formação começou com a reflexão espiritual pelo seu diretor. Uma reflexão muito actual e bem necessária nos dias de hoje. Baseada no tripé da espiritualidade vicentina, “Catequese, Eucaristia e Caridade”. Abordou também, a importância das obras de misericórdia. Sem o tripé e a misericórdia, não há caridade. 

O que é ser vicentino hoje? Vocação Vicentina?

Tudo o que é feito por esforço, não dá e não é vocação. Tem que ser por chamamento Divino, para poder enfrentar as dificuldades e atingir os objetivos. Os pobres de hoje são muito diferentes do que há anos atrás. Hoje há famílias necessitadas que já tiveram uma vida boa e normal, a abordagem tem que ser diferente, para pessoas diferentes. Todos tem direito à sua dignidade através do sigilo e de certos bens essenciais.

Existe ainda a vertente da evangelização. Cabe-nos a nós evangelizar através do exemplo e do testemunho.

Os pobres são os nossos senhores e nós os servidores. São o testemunho, o compromisso, a espiritualidade vicentina.

Dar alimentos não é ser vicentino. O verdadeiro vicentino atua nas mais diversas áreas, na ajuda material, Espiritual, na justiça, no encaminhamento de acordo com cada necessidade. Saber escutar e saber aconselhar. Ser vicentino é sim capacitar. A importância do compromisso, não criticar, mas educar. É preciso acolher, escutar, dar voz aos mais frágeis da sociedade.

Estas foram as linhas mestras de cerca de 3 horas de reflexão e também de oração, pois a mesma vai para além das orações tradicionais.

Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress