Foi com estas três palavras que o cardeal D. António Marto resumiu a conferência sobre os fundos europeus para a área da inovação social, ontem, no centro pastoral diocesano, em Leiria.
Alexandra Neves, João Ramos, Rita Byrne e mais outras pessoas incentivaram os presentes a conceberem projetos inovadores para a prática da solidariedade social, ajudando as pessoas em fragilidade nas variadas situações da vida. Com bons projetos é possível concorrer a vários fundos disponibilizados por instituições financiadoras públicas e privadas para esta área social. Há entidades, como a incubadora D. Dinis ou a Startup Leiria, que ajudam na elaboração, apresentação e acompanhamento dos projetos, para que tenham mais probabilidade de sairem vencedores nos concursos.
Os projetos apresentados por vários intervenientes focaram as ajudas no luto, a minorar a solidão dos idosos com visitas, contactos frequentes e apoio domiciliários, a ajudá-los a defender-se e a prevenir quedas com o judo, a alegrar e animar a sua vida com o sorriso e a espiritualidade, a proporcionar recuperação física e mobilidade…
No final, ficou a sensação de uma noite inspiradora para quem está empenhado em instituições de solidariedade social ou nas misericórdias e deseja apoiar e servir mais e melhor as pessoas nas suas fragilidades.