A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) designou o jurista Pedro Vaz Patto e a historiadora Rita Mendonça Leite como seus novos representantes na Comissão da Liberdade Religiosa (CLR), organismo consultivo do Governo que reúne diversas confissões e especialistas.
Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, destaca que a missão da CLR promove um “enriquecedor diálogo” e uma “frutuosa colaboração” entre comunidades religiosas. “O valor da liberdade religiosa congrega-nos”, sublinha, realçando o contributo das religiões para a paz e a harmonia social.
Já Rita Mendonça Leite, diretora-adjunta do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, elogia o trabalho da comissão na reflexão sobre a diversidade religiosa. “Espero contribuir para a construção de uma vivência sã e produtiva da liberdade religiosa”, afirma.
A CLR tem funções de estudo e parecer sobre a aplicação da Lei da Liberdade Religiosa, em vigor desde 2001. As nomeações foram oficializadas em Diário da República.