Conferência Episcopal convida a rezar pela santificação dos sacerdotes

«Recordamos e rezamos o dom do sacerdócio na sua plena santificação. Não em formato genérico ou estandardizado, mas pessoal e personalizado» – D. Vitorino Soares

Cartaz: Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

Lisboa, 26 jun 2025 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, publicou subsídios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que é vivido na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, este ano a 27 de junho.

“Avivemos os sacerdotes, no nome do qual conhecemos a voz, nos laços que geraram connosco, na condição em que se encontram hoje e coloquemo-los todos no Sagrado Coração de Jesus. Guardados, acolhidos, confortados e recolhidos. Coração de sacerdote no Coração de Jesus”, pede o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, numa nota pastoral pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

D. Vitorino Soares convida a agradecer “o dom do sacerdócio na oração” e que se valorize com “palavras e gestos de estímulo, olhos nos olhos, coração a coração, aqueles que se cruzam” no percurso de cada um.

‘Coração a corações’ é o tema da nota pastoral do presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que foi proposto pelo Papa São João Paulo II, e que a Igreja Católica viver na celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

“É nesta moldura de coração a corações, que recordamos e rezamos o dom do sacerdócio na sua plena santificação. Não em formato genérico ou estandardizado, mas pessoal e personalizado, com uma história que nos une e nos aproxima”, escreve D. Vitorino Soares.

Neste sentido, acrescenta particularmente aqueles sacerdotes que “são reconhecidos como parte da família de cristãos a quem servem, e onde eles próprios fazem desses que lhes foram confiados, a sua família”, o coração de sacerdote no coração de todos.

D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, que é também o reitor do Seminário Maiorde Nossa Senhora da Conceição da diocese, explica que junho é um “mês tradicional de uma devoção muito vincada ao Sagrado Coração de Jesus”: “A humanidade de Jesus traduzida num coração que ama, que sofre, que se compadece, que não fica indiferente diante de ninguém”.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, dos bispos católicos de Portugal, publicou vários subsídios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, para além da nota pastoral do seu presidente, uma oração e um cartaz, que podem ser descarregados na sua página na internet.

No dia 24 de outubro de 2024, o Papa Francisco publicou uma nova encíclica, intitulada ‘Dilexit nos’ (amou-nos), onde defendeu a importância e atualidade da devoção ao Coração de Jesus, recordando o contributo de teólogos, místicos e vários Papas, ao longo dos séculos, em 220 pontos, divididos em cinco capítulos, uma introdução e uma conclusão; o nome do documento, onde denuncia um mundo sem “coração” e adverte para “forte avanço da secularização”, vem de uma passagem da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8, 37), sobre o amor de Cristo.

Festas nas paróquias: descubra e divulgue
Campo de Férias ‘Raízes’ para jovens
14 de Julho
a 20 de Julho
Shemá
25 de Julho
, às 21:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress