Comunicado: Sobre a conclusão do processo de investigação à morte do padre Marco Brites

Aproveitamos esta ocasião para manifestar o apreço pelos sacerdotes da Diocese que, mesmo com as suas limitações e fraquezas, se dedicam inteiramente a Deus, cuidando generosamente do bem espiritual do Seu Povo.

Com consternação recebemos a notícia da trágica morte do padre Marco Brites, em 6 de junho de 2018, na Praia das Valeiras, concelho da Marinha Grande.

Desde o primeiro momento, colaborámos sem reservas no inquérito policial prestando todas as informações do nosso conhecimento. Concluído o processo de inquérito da Polícia Judiciária, que nos merece plena confiança quanto ao seu rigor, foi-nos dado conhecimento do relatório final. Nesse documento estão revelados alguns comportamentos impróprios e reprováveis do padre Marco Brites que, de todo, desconhecíamos até à sua morte. Tal conduta deixa-nos profundamente tristes, bem como a todos os seus colegas sacerdotes, e causam confusão e perturbação nos fiéis, nos familiares e nas comunidades que servia, por estar em contradição com os compromissos sacerdotais e a probidade moral que dele se esperava.

Aproveitamos esta ocasião para manifestar o apreço pelos sacerdotes da Diocese que, mesmo com as suas limitações e fraquezas, se dedicam inteiramente a Deus, cuidando generosamente do bem espiritual do Seu Povo.

Não podemos deixar de condenar todas as insinuações caluniosas que pretendem responsabilizar qualquer sacerdote ou outras pessoas na morte do padre Marco Brites. Conforme explícito nas conclusões do processo de investigação criminal que relatam os factos de forma inequívoca, não foram encontrados indícios nesse sentido.

Manifestamos a nossa solidariedade na dor à família, especialmente aos seus pais e irmã, e damos uma palavra de ânimo a todos os que sofrem tristeza e desilusão por causa da morte e da quebra da boa imagem que tinham do padre Marco Brites.

Pela oração, confiamos este sacerdote à misericórdia de Deus. Imploramos que lhe perdoe as suas fraquezas e o acolha junto de si, nos conforte, cure as nossas feridas e faça renascer em nós a confiança e a esperança, que nos dão a capacidade de viver e superar este momento de desolação. Confiemos em Jesus Cristo ressuscitado, o único Senhor da Igreja, que a conduz, purifica e renova com a força do Espírito Santo.

Leiria, 28 de fevereiro de 2020.

† Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Refª: CE2020E-001

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.