Comissão diocesana contra abusos sexuais por membros do clero ou da vida consagrada já tomou posse

A Comissão é presidida pelo advogado Rui Rodrigues, sendo constituída ainda pela psicóloga Lígia Pedrosa, a assistente social Maria da Conceição Lopes, o superintendente da PSP Rafael Marques e o padre José Augusto Rodrigues.

O Cardeal D. António Marto deu posse no dia 18 de janeiro, à Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, instituída e nomeada há um mês. O ato teve lugar na casa episcopal com a presença de todos os membros, que fizeram o seu compromisso e assinaram a respetiva ata. A Comissão é presidida pelo advogado Rui Rodrigues, sendo constituída ainda pela psicóloga Lígia Pedrosa, a assistente social Maria da Conceição Lopes, o superintendente da PSP Rafael Marques e o padre José Augusto Rodrigues.

O bispo diocesano justificou a necessidade da Comissão para cumprir determinações do Papa Francisco no sentido de se escutarem as vítimas e se adotarem procedimentos para prevenir e combater este tipo de “crimes que atraiçoam a confiança dos fiéis”. Agradeceu a disponibilidade de todos e conduzia primeira troca de ideias entre todos para o cumprimento da missão agora assumida.

A Comissão divulgará oportunamente as formas de contacto e outros dados sobre o seu funcionamento.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...